Reconhecimento. Nesta segunda-feira (23) o Comitê Olímpico do Brasil (COB) divulgou os vencedores do Prêmio Brasil Olímpico 2022. O treinador da seleção feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, vai ser premiado como melhor técnico de esportes coletivos. Esta é a quinta vez que o comandante leva o prêmio e se iguala ao recorde de Bernardinho. A festa de gala do esporte brasileiro está programada para o dia 2 de fevereiro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
“Esse prêmio é resultado do trabalho do grupo. Tenho que agradecer às jogadoras, à comissão técnica, à CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) e à parceria do COB. Tivemos um 2022 de muito trabalho e chegamos nas finais das duas principais competições da temporada, o Campeonato Mundial e a Liga das Nações”, disse Zé Roberto.
O treinador ainda destacou que o ano passado foi “o primeiro de um ciclo olímpico mais curto e com equipe renovada” e lembrou que 2023 já começou com desafios em busca de vaga para os Jogos Olímpicos de Paris.
Retrospectiva
Em 2022, além de José Roberto Guimarães liderar o Brasil à prata no Mundial da Holanda e da Polônia e na Liga das Nações, o técnico deu sequência ao trabalho de renovação da seleção, abrindo espaço para jovens como Kisy e Julia Bergmann.
Zé Roberto venceu o Prêmio Brasil Olímpico pela primeira vez em 2008 depois do ouro das Olimpíadas de Pequim. Premiou-se também em 2012, 2013 e 2017.