Automobilismo

Fórmula 1 apresenta carro modelo para a temporada de 2022; confira as mudanças

Foto: Divulgação/Fórmula 1

Nesta quinta-feira (15) a Fórmula 1 anunciou o novo modelo dos carros que serão utilizados pelas equipes durante a temporada de 2022. Antes de iniciar propriamente o Grande Prêmio da Inglaterra, equipes e pilotos puderam observar como fica o design do novo bólido, que contém algumas diferenças estéticas e técnicas.

A categoria está trabalhando na mudança dos carros a alguns anos, buscando alternativas para que os pilotos possam disputar mais posições dentro das corridas. As mudanças mais chamativas estão no tamanho dos pneus e na parte aerodinâmica das montagens dos carros, diminuindo o chamado de ar sujo, que dificulta a aproximação dos carros em perseguições.

Asa Dianteira

A primeira grande mudança é o formato da asa dianteira. A versão de 2022 foi projetada para ser muito mais neutra do que a geração atual de designers altamente complexos, o que significa que é menos sensível aerodinamicamente quando um piloto está correndo atrás de outro carro e direciona o fluxo de ar de uma forma menos perturbadora, facilitando com que as aproximações possam ocorrer até as curvas.

Rodas e Pneus

Por muito tempo, a F1 correu com pneus com 13 centímetros, e para a próxima temporada serão utilizados pneus com 18 centímetros, dando um visual mais agressivo aos carros. Outra mudança é que os cobertores de pneus são obrigatórios para manter uma fluidez no ar limpo, e limita as equipes sobre o que podem fazer sobre a aerodinâmica dos pneus.

Asa Traseira

Sobre a asa traseira haverá poucas semelhanças entre os carros de 2021 com os que serão produzidos em 2022, de fato, apenas a manutenção do Drag Reduction System (DRS) será igual nos carros. As mudanças serão para que as asas tenham pontas enroladas ao invés de placas de extremidades retas, o que faz com que o ar que passa sobre o carro passe por cima do carro que vem atrás e não mais despejando ar quente diretamente no piloto que persegue.

Assoalho

Uma das principais mudanças no assoalho vai ser o desenho embaixo dos carros. Para 2022 a parte de baixo terá túneis encaixados ao invés do piso elevado que é utilizado nos carros de 2021. Essa mudança vai ajudar as equipes a poder utilizar maiores downforce do efeito do chão, e ao mesmo tempo, produzir menos ar perturbadores para o carro atrás.

Peso

Os carros de 2022 estarão 5% mais pesados, passando de 752 kg para 790 kg. Primeiramente pelo fato de que os pneus são maiores e mais pesados. Os pneus de 2022 serão 14 kg mais pesados que os de 2021; e levando em conta que eles são menos propensos a superaquecer. Sppegundo a F1 é um preço que os fãs acabaram justificando como válido.

Carroceria

Os carros de 2022 estão muito mais limpos dos que os de 2021, especialmente nas áreas ao redor do cockpit, onde os barge boards e outros pedaços de aerodinâmica que eram utilizados para ajustar e persuadir a passagem do ar sobre o carro não faz mais parte do design. Vale a pena ficar de olho também nas venezianas de saída de refrigeração na carroceria. Pois isto, havia sido banido em 2008 e está sendo permitido novamente em 2022.  

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Essas serão as mudanças mais drásticas entre o carro de 2021 e 2022. Apesar da temporada de 2021 ainda estar se aproximando da metade, os pilotos e as equipes em Silverstone já puderam conhecer o novo modelo que pilotarão e montarão no ano que vem. 

Para o GP da Inglaterra, as cinco luzes vermelhas se apagam neste domingo (18) a partir das 10h (Brasília) com transmissão ao vivo da Band e cobertura em tempo real do Esporte News Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo