Corinthians

Vítor Pereira x clássicos: veja o retrospecto do técnico em duelos contra rivais 

Vítor Pereira x clássicos: veja o retrospecto do técnico em duelos contra rivais 
Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians 

O técnico Vítor Pereira terá como primeiro desafio no Corinthians, o clássico diante do São Paulo, neste próximo sábado, às 16h, no Morumbi, pelo Paulistão.  

É o tipo de jogo que o gajo está acostumado a disputar, viveu grandes momentos e também colecionou polêmicas em outros clubes. No geral, o treinador disputou 29 clássicos, teve 15 vitórias, 10 empates e quatro derrotas, tendo aproveitamento de 63%. 

Em Portugal, país em que Vítor Pereira deu os seus primeiros passos como treinador, ele comandou o Porto em nove jogos, contra Benfica e Sporting. Ao todo, foram quatro vitórias, quatro empates e uma derrota. 

Inclusive, o português protagonizou um dos momentos mais emblemáticos da rivalidade recente entre Porto x Benfica. Na reta final da Liga Portuguesa em 2013, os Dragões enfrentaram a equipe de Lisboa treinada por Jorge Jesus e nos acréscimos, o brasileiro Kelvin, garantiu o triunfo dos donos da casa que rodadas depois, seriam coroados campeões nacionais. 

Outro clássico que Vítor Pereira disputou foi o turco entre Fenerbahçe x Galatasaray. Foram quatro jogos a frente dos Azuis e Amarelos, com uma vitória, uma derrota e dois empates. Porém, o único revés foi na final da Copa da Turquia.

Já diante do Besiktas, VP teve um triunfo, um empate e uma derrota. No período em que treinava o Olympiacos (GRE), Vítor Pereira foi o ponto chave para uma invasão de campo no clássico contra o Panathinaikos, em 2015. 

Na ocasião, durante o aquecimento de goleiros, Vítor Pereira foi ao gol para checar as redes. A partir disso, duas versões do incidente são contadas. Em uma, é dito que o português fez um gesto obsceno a torcida rival, enquanto na outra, o próprio técnico diz que só fez o gesto após um torcedor mascarado invadir o campo. 

“O gesto foi feito, mas depois de ele entrar. Quando ele entrou, quis dizer para ele que não tenho medo. Sabe por quê? Porque sou homem, não tenho medo, nem dele, nem de ninguém. Não tenho medo de nada”, disse Vítor Pereira, na época.

No final, o Panathinaikos venceu o jogo por 2 x 1. Em 2020, Vítor Pereira acabou sendo condenado pela Justiça Grega a oito meses de prisão pela confusão, mas a sentença foi suspensa. No outro clássico, contra o AEK Atenas, um torcedor adversário acusou novamente o treinador por fazer gesto à torcida, e da mesma forma, o técnico foi punido, com a pena sendo também cancelada pelos juízes. 

Vítor Pereira também enfrentou clássicos na China e na Arábia Saudita. Durante sua passagem pelo Shangai SIPG, o gajo comandou o time seis vezes contra o Shangai Shenhua, rival local. Foram cinco vitórias e um empate. 

Já no Oriente médico, Vítor Pereira enfrentou o Al-Ittihad quando comandava o Al-Ahli. Entre 2013 e 2014, foram quatro jogos, com três vitórias e um empate. 

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo