Futebol Internacional

100 vezes Haaland: O Raio-X de todos os gols do Cometa

Arte: Esporte News Mundo

A derrota do Borussia Dortmund de virada para o Bayern de Munique, por 4 a 2, no último sábado, não ofuscou a marca alcançada por Erling Braunt Haaland. Aos 20 anos, o centroavante norueguês chegou a 100 gols como profissional ao marcar duas vezes pelos auri-negros no “Der Klassiker”, pelo Campeonato Alemão.

Jogo após jogo, o centroavante amplia as expectativas sobre si mesmo. Contra os bávaros, a jovem estrela precisou de apenas nove minutos para marcar duas vezes sobre o atual campeão europeu e alemão. Com isso, levou 146 jogos disputados para chegar a uma centena de gols como profissional, menos do que precisaram nomes como Lionel Messi, Kylian Mbappé, Neymar, Cristiano Ronaldo e Ibrahimovic.

OS GOLS DE HAALAND

Molde (Noruega): 20 gols em 50 jogos
RB Salzburgo (Áustria): 29 em 27 jogos
Borussia Dortmund (Alemanha): 45 em 46 jogos
Seleção da Noruega: 6 gols em 7
jogos

Em relação à idade, o Golden Boy de 2020 só não alcançou a marca antes de Neymar, que chegou ao gol 100 com 20 anos e um mês quando ainda defendia o Santos, contra 20 anos e sete meses de idade do norueguês. Diante do feito, o Esporte News Mundo analisou todos os tentos de Haaland como profissional e traçou o perfil artilheiro do centroavante.

Erling Haaland estreou como profissional com apenas 15 anos pelo modesto Bryne, clube em que o pai, o ex-volante Alf-Inge Haaland, atuou no final da carreira após anos no futebol inglês. O centroavante entrou pela primeira vez em campo em 12 de maio de 2016, diante do Ranheim IL, pela segunda divisão norueguesa.

Foram 16 jogos pelo Bryne e nenhum gol. Apesar de o modesto clube norueguês ser o único por qual passou em branco na curta carreira, Haaland era considerado um prodígio pelo desempenho goleador nas categorias de base – foram 18 em 14 partidas pelo time B do Bryne. Assim, em janeiro de 2017, chegou ao Molde, clube tradicional da primeira divisão da Noruega. E marcou logo na estreia.

Se a última vítima de Haaland foi o todo poderoso Bayern de Munique pela renomada Bundesliga, a primeira foi o modesto Volta TI, na primeira fase da Copa da Áustria, em abril de 2017, aos 16 anos.

A partir da temporada 2017-2018, o astro começaria a percorrer o espaço sideral. Foram 12 gols em apenas 8 jogos. E como bom prodígio, queimou etapas. Em 01 de junho de 2018, conseguiu, de uma vez, o primeiros hat-trick e poker ao anotar quatro gols na vitória sobre o Brann, pelo campeonato austríaco.

UM NOVO REI DA GRANDE ÁREA?

Dos 100 gols de Haaland na carreira, 88 foram dentro da grande área adversária. Destes, 28 da pequena área. Apesar dos 1,94m de altura, os gols de cabeça correspondem a menos de 10% dos marcados até aqui. Foi assim, no entanto, que o centroavante marcou seus dois primeiros gols na primeira divisão da Noruega.

Do Molde, Haaland seguiu para o Red Bull Salzburg na janela de transferência de janeiro de 2019. E é dos tempos de Áustria a maior vítima do centroavante. O norueguês conseguiu hat-trick nos dois jogos que fez com o Wolfsberger AC, somando seis gols contra o clube austríaco.

Haaland ajudou o RB Salzburg a conquistar o hexacampeonato nacional e a vaga na Liga dos Campeões de 2019/2020. Na primeira vez que disputou a maior competição de clubes do mundo, aos 19 anos, o jogador chocou o mundo a se tornar o mais rápido da história a atingir 10 gols no torneio. O atacante precisou de sete jogos por RB Salzburg e Borussia Dortmund para chegar atingir a marca, superando Adriano Imperador, Firmino e Mané, que detinham o recorde anterior

Infografia: Esport News Mundo

Canhoto de origem, Haaland é visto como bom finalizador com os dois pés. Mas o primeiro gol com a perna direita foi apenas o 18° como profissional. Foi sobre o Zenit (RUS), em agosto de 2018, pela fase de qualificação da Liga Europa. Depois, embalou. Passou mais duas rodadas da liga austríaca marcando apenas com a perna não dominante, chegando a três em sequência.

Mas o pé direito ficou mesmo afiado após a chegada ao Borussia Dortumund. Dos 15 gols de direita que tem na carreira, sete foram com a camisa dos Aurinegros, desde o segundo semestre de 2019. Na Alemanha, conseguiu ainda uma segunda série de três gols seguidos em três jogos diferentes marcando com a perna não dominante: contra Werder Bremem, Frankfurt e PSG, entre 04 e 12 de fevereiro do ano passado.

ZONA MORTAL

Diante dos 100 gols de Haaland na carreira, salta aos olhos a velocidade do centroavante sem a bola ao buscar, na maioria das vezes, o lado esquerdo da grande área. Este, talvez, seja o movimento mais característico do jogador. Entre tantos outros, marcou assim, por exemplo, o segundo gol sobre o Bayern de Munique, no último sábado.

Abaixo, é fácil observar a mancha de gols marcados no lado esquerdo da grande área, setor em que Haaland é clínico.

Infografia: Esport News Mundo

O próximo passo para Haaland se alçar ao patamar das lendas é a conquista de uma grande liga. Pensando nisso, o jovem goleador volta a campo nesta terça-feira, no Signal Iduna Park, para confirmar a vantagem sobre o Sevilla pelo segundo jogo das oitavas da Liga dos Campeões. No jogo de ida, na Espanha, o Borussia Dortmund venceu por 3 a 2 – com dois do camisa 19.

Outras marcas de Haaland na carreira:

Hat-tricks: 3
Poker (quatro gols na mesma partida): 1
Liga dos Campeões: 17 em 13 jogos
Campeonato Alemão: 32 gols em 18 jogos

Inscreva-se no canal do ENM no Youtube!

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo