30 anos de espera: Como era o mundo no penúltimo título inglês do Liverpool?

Foto: Reprodução/Liverpool

A espera foi grande. Nesta quinta-feira, com a vitória do Chelsea sobre o Manchester City, o Liverpool voltou a conquistar o Campeonato Inglês, após 30 anos. Esse foi o 19º título nacional dos Reds, mas o primeiro na era Premier League – que teve início em 1992.

Antes disso, a última conquista do Liverpool havia sido na temporada 1989/90. Mais precisamente no dia 28 de abril de 1990, quando derrotou o Queens Park Rangers por 2 a 1. De lá pra cá, muita coisa mudou. Você consegue se lembrar de como era o mundo naquela época?

ESPORTE

POUCAS TESTEMUNHAS

Nenhum dos onze jogadores titulares do atual Liverpool era nascido na época. O mais velho, o capitão Jordan Henderson, nasceu em 17 de junho de 1990 – quase dois meses após o título. Se contarmos o elenco inteiro, apenas cinco atletas “viram” a conquista: Lonergan (7 anos), Milner (4 anos), Adrián (3 anos), Lallana (1 ano) e Lovren (9 meses).

CENTROAVANTE JÜRGEN KLOPP

Antes de virar técnico, Klopp iniciou sua carreira no futebol como centroavante. Nos primeiros anos, rodou diversos clubes pequenos da Alemanha e na temporada 1989/90, aos 23 anos, defendeu as cores do RW Frankfurt, na terceira divisão. Ainda em 1990, foi contratado pelo Mainz 05, onde jogou até o fim de sua carreira, em 2001, e virou treinador. Uma curiosidade: em 1995, Klopp largou o ataque e virou lateral-direito. Um jogador mediano e sem muito destaque, porém versátil.

Jürgen Klopp na época de jogador do Mainz 05 (Foto: Reprodução)

NINGUÉM NO RETROVISOR

No momento em que ganhava o 18º título inglês, o Liverpool se distanciava dos rivais e aumentava a hegemonia no país. Até então, em segundo na lista de maiores campeões estavam Arsenal e Everton, ambos com nove (metade do clube de Anfield). O Manchester United – atualmente o maior campeão com 20 taças – tinha apenas sete em 1990.

SENNA X PROST

Na época, Ayrton Senna protagonizava com Alain Prost a maior rivalidade da história da Fórmula 1. Após ver o francês ser campeão, de forma polêmica, em 1989, o brasileiro venceu seis GPs e conquistou o bicampeonato mundial em 1990.

POLÍTICA

REVOLUÇÕES DE 1989

Após décadas de divisão, o mundo vivia os últimos momentos de Guerra Fria. Na Europa, uma série de movimentos revolucionários ocorria na Alemanha, Polônia, Hungria, etc, e determinou o declínio do comunismo em nível mundial. O episódio mais famoso foi a queda do Muro de Berlim.

Mundo ainda vivia os reflexos da queda do Muro de Berlim (Foto: Reprodução)

Como resultado, Alemanha Ocidental e Oriental se reunificaram em outubro de 1990. Já a União Soviética foi oficialmente dissolvida em dezembro de 1991, colocando fim ao período de tensão geopolítica, que durou 45 anos.

MANDELA LIVRE

Após passar 28 anos na prisão, o principal símbolo da luta antirracista na África do Sul foi libertado em fevereiro de 1990. Nos anos seguintes, em vez de rancor, Nelson Mandela optou pela conciliação e foi eleito presidente. Assim, liderou o país na superação das décadas de segregação racial do apertheid.

ERA COLLOR

No Brasil, Fernando Collor de Mello vivia os primeiros meses de mandato. Ele foi o primeiro presidente eleito após o regime militar, mas viu a popularidade desaparecer devido à medida de confiscar as poupanças. Em 1992, quando sofria processo de impeachment, Collor renunciou ao cargo.

TECNOLOGIA

INTERNET: O QUE É ISSO?

Tim Berners-Lee é o “pai da internet” (Foto: Reprodução)

A tecnologia que conhecemos hoje estava longe de existir. Apenas em novembro de 1990, o britânico Tim Berners-Lee criou o WorldWideWeb (www), o primeiro navegador de rede, capaz de transmitir dados e documentos de forma instantânea. Mesmo assim, ainda levaria alguns anos para a tecnologia ser difundida aos usuários.

NOVA FEBRE

Ao mesmo tempo que não tinha acesso à internet, o mundo se maravilhava com um console portátil, desenvolvido pela Nintendo. O Game Boy, lançado em 1989, marcou uma geração e mudou, definitivamente, o cenário do universo dos videogames. O sucesso foi tão grande que mais de 118 milhões de unidades foram vendidas ao redor do mundo.

CULTURA

ESTREIAS AGUARDADAS

Primeiro filme de “Esqueceram de Mim” era lançado (Foto: Reprodução)

1990 foi um ano importante para o cinema mundial. Uma série de filmes, que encantaram o público e foram sucessos de bilheteria, eram lançados naquele ano. Dentre eles, destacam-se: “Esqueceram de Mim”, “De Volta Para o Futuro III” e “Rocky V”.

MORTE DE ÍDOLOS

No Brasil, três ídolos da música nos deixavam. Primeiro, em agosto de 1989, Luiz Gonzaga e Raul Seixas morreram, vítimas de parada cardíaca. Enquanto ainda se recuperavam dessas perdas, os brasileiros viram Cazuza morrer em julho de 1990, devido a complicações da Aids.

“E NESSA LOUCURA…”

Enquanto o Liverpool levantava a taça na Inglaterra, os brasileiros nem sonhavam com o que estava por vir no fim daquele ano. Em dezembro de 1990, Chitãozinho e Xororó lançaram um dos maiores hinos brasileiros – “Evidências” -, que extrapolou gerações e faz sucesso até hoje.

VEJA TAMBÉM:

+ Klopp aumenta a escrita: Premier League nunca foi conquistada por um técnico inglês

+ Liverpool supera traumas, e encerra jejum de 30 anos sem um título inglês

1 Comment

1 Comments

  1. Pingback: Confira as últimas notícias do mercado de transferências na Europa

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo