Na noite desta quinta-feira, houve uma reunião na sede náutica da Lagoa de forma híbrida entre membros do Conselho Deliberativo do Vasco e integrantes da 777 Partners. Transmitido no VascoTV, o encontro foi o primeiro passo para detalhar os pontos-chave da operação e dirimir dúvidas, visando à votação pelos sócios estatutários.
A reunião começou com o VP de finanças, Adriano Mendes, detalhando a parte contábil dos ativos da Associação CRVG que serão transmitidos à futura Vasco SAF, a exemplo de jogadores do clube. Todos os ativos relativos ao futebol serão repassados à Sociedade Anônima de Futebol. A Associação CRVG, dessa forma, se mantém autossuficiente tendo suas receitas de outras atividades do clube e dos sócios estatutários, além de royalties da própria SAF.
Logo depois foi a vez de Juan Arciniegas, diretor da 777 Partners, por vídeoconferência fazer uma breve intervenção explicando os objetivos da companhia no Brasil e mostrando um vídeo de Josh Wonder, líder da empresa, reafirmando as metas e projetando a operação no Vasco.
“Nosso principal objetivo é preservar a história e a identidade do Vasco enquanto asseguramos que o clube terá todas as ferramentas e estrutura para ser bem-sucedido tanto dentro quanto fora de campo por muitos anos”, afirmou Josh Wonder.
+ Nenê e Gabriel Dias não enfrentam Criciúma; Vasco tem quatro desfalques para a partida
+ Vasco anuncia rescisão de contrato com o meia Isaque
Depois foi a vez de Danilo Caixeiro, representante da Matix Advisors (assessora da 777 Partners na operação) detalhar ponto a ponto quem é a companhia, a que se destina, quais os negócios pelo mundo, e qual o objetivo em adquirir o futebol do Vasco. Foi reafirmado o aporte de R$ 700 milhões durante três anos, as reformas em infraestrutura dos CTs e em São Januário. O ‘caldeirão’ seguirá sendo da Associação CRVG, com a SAF pagando aluguel.
Na governança da SAF, o conselho administrativo terá 07 membros, dos quais 02 indicados pela Associação CRVG. No conselho fiscal, com 03 membros, 01 será do CRVG. A maioria, como se vê, será composta por membros da 777 Partners, mas o clube ainda terá poder de veto e voz nas discussões.
No fim, foi aberto para os conselheiros um período de exposição sobre o que acharam da apresentação. Dois deles, Eduardo Cassiano e Luis Manoel Fernandes se mostraram favoráveis, mas fizeram ressalvas cobrando mais detalhismo do projeto. Eles expuseram dúvidas como, por exemplo, se sócios estatutários terão direito a ingressos e se dentro dos R$ 700 milhões aportados para o futebol já estão contabilizados os pagamentos para a dívida milionária do clube.
Foi aberto um canal de dúvidas para a torcida esclarecer sobre a SAF. O endereço é duvidas.saf@vasco.com.br
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.