A temporada 2019/2020 da NBA, totalmente atípica por conta da pandemia do coronavírus, terminou com o 17º título do Los Angeles Lakers.
E o que esperar da temporada 2020/2021? A equipe do Esporte News Mundo apresenta as projeções de cada equipe divididas em seis partes. Confira a terceira da Conferência Leste!
NEW YORK KNICKS
Uma das franquias mais tradicionais e valiosas da NBA, o New York Knicks é assombrado com más campanhas desde a saída de Carmelo Anthony. De lá pra cá, mesmo com a chegada de Kristaps Porzingis, que causou certo impacto, a franquia não chega aos playoffs.
Os Knicks estão em reconstrução. Logo, a equipe de Nova York vem tendo picks altas de draft nos últimos anos. Temporada passada, o time selecionou R.J. Barrett na terceira posição. Barrett jogou sob o comando de Mike Krzyzewski em Duke, ao lado de Zion Williamson. Barrett não teve tanto impacto na primeira temporada na liga, mas há espaço para desenvolvimento. Neste ano, o escolhido foi o ala-pivô Obi Toppin, na oitava escolha.
Além disso, a aposta para técnico nos Knicks é Tom Thibodeau. Ex-Bulls e Timberwolves, Thibodeau já teve passagem pelos Knicks, mas como assistente técnico, de 1996 a 2004.
Embora as movimentações e comissão técnica nova, ainda deve ser uma temporada complicada para o torcedor dos Knicks. O elenco conta com jogadores muito jovens e sem experiência. A ver como se encaixarão no estilo de jogo mais defensivo de Thibodeau.
A evolução dos jovens também é um ponto a se observar. Como por exemplo, Mitchell Robinson, Julius Randle, R.J. Barrett e Obi Toppin.
Quem chegou?
Nerlens Noel – OKC
Austin Rivers – Rockets
Omari Spellman – Warriors
Michael Kidd-Gilchrist – Mavericks
Theo Pinson – Nets
Quem saiu?
Taj Gibson – Dispensado
Wayne Ellington – Pistons
Damyean Dotson – Cavaliers
Moe Harkless – Heat
Bobby Portis – Bucks
Alonzo Trier – Dispensado
Provável time titular: Elfrid Payton, Alec Burks, R.J. Barrett, Julius Randle e Nerles Noel
Reservas de destaque: Austin Rivers, Dennis Smith Jr., Obi Toppin, Mitchell Robinson
Draft: 8ª escolha Obi Toppin e 25ª Immanuel Quickley
ORLANDO MAGIC
O Orlando Magic chegou aos playoffs da NBA temporada passada, tendo se classificado na oitava colocação, logo, enfrentou o Milwaukee Bucks. Porém, o time roubou o primeiro jogo da equipe de Milwaukee, com grande atuação de Nikola Vucevic. Portanto, há terreno para evolução em Orlando.
Outro destaque vai para Markelle Fultz. O armador, primeira escolha do draft de 2017 (Philadelphia 76ers), parece estar recuperando o basquete que o credenciou a ser primeira escolha. Prova disso é que o Magic não renovou com D.J. Augustin, parecendo confiar no trabalho de Fultz. O armador, reconhecido pelo jogo explosivo, parece estar recuperado de uma lesão no ombro que o assombrou durante a passagem pelo 76ers, lesão essa que atrapalhou sua mecânica de arremessos e lances livres.
Embora mantida a base que chegou aos playoffs na temporada passada da NBA, o Magic deve ficar de olhos nos outros times do Leste nesta temporada. A equipe não se reforçou com nomes de impacto, confiando no elenco base. Mas, no Leste, despontam equipes que se reforçaram, tais como Atlanta Hawks, Detroit Pistons e Washington Wizards. As três equipes não chegaram aos playoffs da temporada passada e devem brigar pela pós temporada este ano, principalmente os times de Atlanta e Washington.
Portanto, a caminhada do Magic na conferência Leste deve ser complicada, mas, com a imprevisibilidade do lado Leste e times podendo ser afetados pela Covid-19, Orlando pode ter chances de pós-temporada.
Quem chegou?
Dwyane Bacon – Hornets
Jordan Bone – Pistons
Chuma Okeke – Draft
Quem saiu?
D.J. Augustin – Bucks
Melvin Frazier – OKC
Provável time titular: Markelle Fultz, Evan Fournier, James Ennis, Aaron Gordon e Nikola Vucevic
Reservas de destaque: Terrence Ross, Michael Carter-Williams e Cole Anthony
Draft: 15ª pick: Cole Anthony
PHILADELPHIA 76ERS
A temporada passada não foi como os 76ers imaginavam. Mesmo com a classificação para os playoffs da NBA, a equipe teve problemas para jogar dentro da própria arena e terá que reverter o quadro para melhorar seu desempenho. Como prova de que Philadelphia pretende mudar os rumos do projeto, o técnico Brett Brown foi demitido.
Com Doc Rivers, a franquia aposta que as mudanças no elenco tragam resultados ainda com a possibilidade de trocas como a possível chegada de James Harden. Para isso, um novo estilo de jogo, mais defensivo será fundamental para que Philadelphia se mantenha como uma das forças do Leste.
Quem chegou?
Danny Green – Lakers
Terrance Ferguson – OKC
Seth Curry – Mavericks
Tony Bradley – Jazz
Dwight Howard – Lakers
Derrick Walton Jr. – Pistons
Quem saiu?
Al Horford – OKC
Zhaire Smith – Pistons
Josh Richardson – Mavericks
Ryan Broekhoff – Dispensado
Raulzinho – Wizards
Kyle O’Quinn – Agente livre
Alec Burks – Knicks
Glenn Robinson III – Kings
Provável time titular: Joel Embiid, Ben Simmons, Tobias Harris, Dwight Howard e Danny Green
Reservas de destaque: Seth Curry
Draft: 21ª escolha Tyrese Maxey, 34ª Theo Maledon (OKC), 36º Tyler Bey (Mavericks), 49º Isaiah Joe e 58º Paul Reed – Entre as várias seleções dos 76ers, Tyrese Maxey é o principal nome. Forte, alto QI defensivo e sem medo de enfrentar a marcação, o armador foi o motorzinho de Kentucky no College. A principal arma do calouro será o chute do perímetro, onde consegue arriscar de distância pouco convencionais e tem um bom índice de acerto.
TORONTO RAPTORS
Campeões da NBA em 2018/19, os Raptors chegaram para a nova temporada como um dos grandes favoritos. O segundo lugar no Leste na temporada regular confirmou a força do time que sem Kawhi Leonard teve VanVleet, Siakam e Lowry como os grandes destaques. No entanto, a equipe canadense acabou caindo nas semifinais de Conferência para o Boston Celtics.
Com a nova temporada, a franquia perdeu alguns nomes importantes do garrafão como Ibaka e Gasol. Sendo assim, Siakam passará a ser a principal opção do time e ficará ainda mais responsável por manter a equipe no topo. Se Nick Nurse continuará, VanVleet é outro que optou por não sair dos Raptors e terá mais uma oportunidade de ter resultados importantes.
Quem chegou?
Aron Baynes – Suns
DeAndre’ Brembry – Hawks
Alex Len – Suns
Alize Johnson – Pacers
Quem saiu?
Marc Gasol – Lakers
Serge Ibaka – Clippers
Provável time titular: OG Anunoby, Kyle Lowry, Fred VanVleet, Aron Baynes e Pascal Siakam
Reservas de destaque: Norman Powell
Draft: 29ª escolha Malachi Flynn e 59ª Jalen Harris – Com uma escolha no final de cada rodada, Toronto não conseguiu selecionar os melhores prospectos. No entanto, Malachi Flynn é um nome que pode ajudar a equipe. Com Aron Baynes e Pascal Siakam como principais nomes do garrafão, o ala tem destaque nos passes para infiltrações e também sabe escapar entre os marcadores para marcar pontos importantes.
Washington Wizards
Depois de uma temporada com alguns problemas físicos dos principais jogadores, os Wizards ainda conseguiram um bom desempenho. Com chances de chegar aos playoffs, a franquia foi para a bolha da NBA e ficou próximo da classificação, mas acabou o ano em 10º.
Para 2020/21, a expectativa da franquia é que com a chegada de Russell Westbrook, Washington cresça de desempenho e dê o passo que falta no projeto. Além disso, as chegadas de Robin Lopez e Raulzinho prometem fortalecer ainda mais o elenco interessante do time.
Quem chegou?
Russell Westbrook – Rockets
Anthony Gill – Khimki
Robin Lopez – Bucks
Raulzinho – 76ers
Quem saiu?
John Wall – Rockets
Admiral Schofield – Dispensado
Jerian Grant – Dispensado
Ian Mahinmi – Dispensado
Provável time titular: Westbrook, Bradley Beal, Rui Hachimura, David Bertans e Thomas Bryant
Reservas de destaque: Robin Lopez e Moritz Wagner
Draft: 9ª escolha Deni Avdija e 37ª Vit Krejci – Um dos nomes mais especiais do último draft é Deni Avidija. O israelense era um dos principais jogadores do Macabi Telaviv e precisará de tempo para se acostumar com a NBA. Habilidoso com a bola na mão, o ala tem características importantes como o 1×1, o rebote e a chegada para finalizar as jogadas.
Siga o perfil do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.