Após o título do Palmeiras na Copa do Brasil, o Fluminense conquistou uma vaga na fase de grupos da Libertadores da América, por ser o sexto colocado no Brasileirão. Agora, o time tem até a semana do dia 20 de abril, data que está marcada a partida inicial do torneio, para se preparar. Com a vaga direta, Roger Machado ganhou mais tempo para aperfeiçoar o elenco e fazer uma boa estreia. O clube aguarda o sorteio dos grupos, no dia 9 de abril, para analisar seus adversários, mas já dá pra ter uma ideia de quais podem ser eles.
A Conmebol, como nos últimos anos, usará seu ranking divulgado em fevereiro para dividir os times nos potes (a pontuação leva em conta resultados recentes e antigos nas competições da Conmebol e também o desempenho nos campeonatos nacionais). Ao todo, serão 32 times nos grupos da Libertadores (quatro em cada um dos oito grupos), ou seja, o Fluminense que está no pote 3, enfrentará um clube vindo de cada pote. Pelo regulamento, clubes de um mesmo país não podem cair na mesma chave, a não ser que venham da fase preliminar.
Os potes devem ser os seguintes:
POTE 1:
Palmeiras (BRA)
River Plate (ARG)
Boca Juniors (ARG)
Nacional (URU)
Flamengo (BRA)
Cerro Porteño (PAR)
Olímpia (PAR)
São Paulo (BRA) ou Peñarol (URU)
POTE 2:
Defensa y Justicia (ARG)
Internacional (BRA)
Atlético-MG (BRA)
Santa Fé (COL)
Racing (ARG)
LDU (EQU)
Universidad Católica (CHI)
Barcelona Guayaquil (EQU) ou São Paulo (BRA)
POTE 3:
Velez Sarsfield (ARG)
Sporting Crystal (PER)
América de Cali (COL)
Fluminense (BRA)
The Strongest (BOL)
Universitario (PER)
Deportivo Táchira (COL)
Argentinos Juniors (ARG) ou Barcelona Guayaquil (EQU)
POTE 4:
Deportivo La Guaira (VEN)
Unión La Callera (CHI)
Always Read (BOL)
Montevideo City Torque (URU) ou Argentinos Juniors (ARG)
Os quatro classificados da fase preliminar da Libertadores
Na última participação do Fluminense na Libertadores, em 2013, o tricolor teve em seu grupo: Grêmio, Caracas e Huachipato.