Aos 39 anos, Fernando Alonso reestreia na Fórmula 1 com apenas 32 voltas no GP do Bahrein. Apesar do abandono em função de um problema nos freios, o bicampeão mundial já pode extrair boas lições do primeiro capítulo de sua nova aventura na categoria.
Os dois anos afastado da F1, com experiências no WEC, na Indy e até no Rali Dakar, parecem não ter comprometido o talento do espanhol. Alonso levou o carro da Alpine até o Q3 e largou em 9º, enquanto seu companheiro de equipe só obteve a 16ª posição. Assim, fica claro que Alonso sabe extrair do carro mais do que ele pode dar, mesmo desconfortável.
— Não estava confiante em nenhuma das sessões do fim de semana, estava lutando um pouco para sentir a traseira do carro em condições de vento, e agora na qualificação tudo estava mais calmo (..) Foi divertido — explicou o piloto após o treino classificatório.
CORRIDA DIVERTIDA
Durante a prova, outra característica ficou evidente: o espírito batalhador proporcionou grandes duelos com ex-colegas. A cena mais emblemática colocou a Alpine de Alonso em duelo com a Aston Martin de Sebastian Vettel. Roda a roda, os dois tentavam assegurar a oitava colocação, embora Carlos Sainz, que vinha atrás, tenha levado a melhor e ultrapassado os dois.
— Acho que foi uma corrida divertida até ter que parar. A largada, as primeira voltas, algumas batalhas com meus ex-colegas… realmente gostei. Mas agora, obviamente, estou desapontado em não poder cruzar a bandeira quadriculada — afirmou Alonso.
CARRO COM PROBLEMAS
O terceiro ponto nessa equação é justamente o carro: se o piloto se garante, o equipamento precisa estar à altura. No primeiro teste, a Alpine deixou Alonso na mão. Marcin Budkowski, diretor executivo da equipe, detalhou os problemas:
— Depois do seu primeiro pit-stop, tivemos um pequeno problema de bateria que nos obrigou a reduzir a performance do carro. Em seguida, depois da segunda parada, um saquinho de lanche ficou enroscado dentro do duto de freio traseiro do carro de Fernando. Isso causou altas temperaturas e provocou danos no sistema de freios, de modo que tivemos de retirá-lo da corrida por motivos de segurança
A Renault já tinha problemas de confiabilidade nas temporadas passadas, o que, inclusive, foi um dos motivos apontados por Daniel Ricciardo para deixar a equipe e seguir para a McLaren. Agora como Alpine, será fundamental resolver os problemas descobertos – a temporada é longa, mas o pelotão intermediário está mais competitivo que em outros tempos.
Fernando Alonso reestreia e mostra que está em forma e pronto para duelar com a nova geração.
Se o carro permitir.
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