Basquete

Reta-final do NBB segue com grandes disputas por vagas aos playoffs

NBB playoffs
Foto: Luisa Xavier/Fortaleza Basquete Cearense

A reta-final do NBB promete pegar fogo com muitas disputas ainda em aberto. Com 12 vagas rumo aos playoffs, somente quatro equipes estão garantidas na próxima fase, mas nem as posições estão fixadas. Perante isso, o Esporte News Mundo traçou um planejamento do que deve acontecer até o fim da etapa inicial.

Classificados diretos às quartas

As quatro primeiras equipes do NBB estarão classificadas direto para as quartas de final. Neste momento, Flamengo, Minas, São Paulo e Paulistano estão avançando direto, sendo o rubro-negro o único confirmado. Com 27 vitórias em 29 jogos, os atuais campeões seguem com o grande favoritismo e o time montado por Gustavo de Conti não dá dúvidas de que o bicampeonato consecutivo é possível. Vale destacar que os cariocas disputam apenas mais um jogo contra o Cerrado Basquete.

Logo abaixo do Flamengo, três times ainda brigam para garantir suas posições. Minas e São Paulo finalizaram as participações e terminaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Do outro lado, o atual quarto lugar, o Paulistano, ainda pode subir na tabela e também cair uma posição. Com três jogos em disputa, o time paulista ainda encara Pinheiros, Cerrado Basquete e Fortaleza para ratificar a vaga no mata-mata, mas sabe que terá compromissos complicados diante de adversários que ainda buscam cumprir objetivos.

Do 5º ao 12º lugar

Se três das quatro vagas para as quartas de final estão em abertas, as outras oito posições que garantem acesso aos playoffs estão com 11 candidatos com condições matemáticas. Existem aqueles que praticamente garantiram vaga, mas ainda estão em busca daquele algo a mais, como é o caso do Bauru. Com 17 vitórias e 10 derrotas, o time paulista ainda possui três jogos a serem disputados (Unifacisa, Mogi e Cerrado) e sabe da importância de vencer e convencer para sonhar com o quarto lugar, atualmente pertencente ao Paulistano. Em sexto, o Corinthians possui uma partida para completar, contra o Campo Mourão, e deve carimbar a posição rumo ao mata-mata.

Logo abaixo, somente um time encerrou a sequência de jogos e aguarda a definição dos outros resultados. Atualmente no 7º lugar do NBB, o Franca tem uma campanha com 50% de aproveitamento (15 vitórias e 15 derrotas) e não possui chances de alcançar o G4. Mesmo assim, o time paulista quer e pode ter um desempenho melhor nos playoffs. O principal problema é que outros adversários ainda jogam com objetivo de crescer na tabela como Fortaleza (8º), Unifacisa (9º) e Mogi (10º) que podem igualar a campanha de 15-15.

Fechando a zona de classificação, Pato e Caxias estão na 11ª e 12ª posição, respectivamente. Para os paranaenses, a vaga aos playoffs está praticamente garantida, mas o time sabe que precisa mostrar além do que foi visto até aqui. Os gaúchos, no entanto, são os mais ameaçados pela concorrência e tratam o confronto diante do Pato como crucial para avançar de fase. Em busca da última posição, Cerrado, Pinheiros e Campo Mourão possuem quatro e três jogos para fazerem, respectivamente, mas novamente encontrarão adversários que também desejam continuar na disputa pelo título do NBB.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo