O Atlético-MG venceu o La Guaira na noite desta terça-feira, por 4 a 0, e fechou a fase de Grupos da Libertadores no topo da classificação geral, com 16 pontos, o que permite ao clube decidir em casa os jogos de mata-mata até as semifinais. A pontuação, inclusive, é recorde na história do clube na competição.
Garantido nas oitavas e no topo da tabela, o time de Cuca despertou a atenção de parte imprensa internacional, que repercutiu a boa campanha do alvinegro. A Rádio Renascença, de Portugal, destacou a qualidade de Hulk, um dos que brigam pela artilharia da Libertadores, ao lado de Gabigol, do Flamengo, e Borja, do Junior Barranquilla. Todos com seis gols.
Da Europa, quem também reportou a vitória do Atlético-MG e a classificação à próxima fase da Libertadores foi o Besoccer, da Espanha, com a matéria “Atlético Mineiro supera La Guaira e já está nas oitavas de final”.
Com a primeira colocação do grupo e da classificação geral da Libertadores, o Galo fica no pote 1 da Libertadores e agora vai enfrentar times que ficaram na segunda colocação de seus grupos, direcionados para o pote 2. Na próxima fase, o time mineiro pode ter grandes adversários. Isso porque River Plate, da Argentina, São Paulo, Cerro Porteño, Paraguai, e Defensa y Justicia , também da Argentina, estão garantidos no pote 2. E ainda podem se juntar a essas equipes clubes como Vélez e Boca, Argentina, Atlético Nacional, da Colômbia, Internacional ou Santos.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
A possibilidade desses confrontos fez com que a imprensa sul-americana também repercutisse a trajetória do Atlético-MG na Libertadores. O jornal ABC, do Paraguai, por exemplo, enfatizou a goleada do Alvinegro sobre o La Guaira: “Mineiro varre La Guaira”. O Diário Olé, um dos principais veículos da Argentina, colocou o time comandado por Cuca como equipe “a ser evitada”.
— Uma das bolas quentes que todos os segundos da Libertadores, inclusive no River (e o Boca pode ser somado nesta quarta-feira), buscarão evitar no embate para as oitavas de final será o Atlético Mineiro. A equipe de Nacho Fernández venceu o Deportivo La Guaira por 4-0 no último encontro, terminou a fase de grupos invicta e também fez questão de ser a melhor da primeira fase da Libertadores, cita a publicação.
O jornal ainda ressalta Nacho Fernández, velho conhecido dos Albirrojas. Ex-River, o jogador de 31 anos, segundo o veículo, “se adaptou muito rápido ao novo clube, no qual foi recebido como um ídolo pela torcida”.
O Atlético-MG agora volta a campo no próximo domingo, pela estreia do Campeonato Brasileiro. O time mineiro enfrenta o fortaleza, às 11h, no Mineirão.
Atlético-MG completa quatro jogos sem sofrer gols, algo que não acontecia desde 2019