São Paulo

Mesmo sem Militão, Seleção Olímpica tem zagueiro Made In Cotia

Arquivo Pessoal do atleta

A ausência de Éder Militão na Seleção Olímpica do técnico André Jardine era esperada, uma vez que o Real Madrid já havia sinalizado a não liberação do jogador, que tem idade olímpica, para a disputa dos jogos de Tóquio. Porém, nem por isso a Seleção deixou de ter um defensor com passagem pelas categorias de base do São Paulo. Diego Carlos foi convocado para a competição e representará os defensores Made In Cotia com a amarelinha.

Cria do Desportivo Brasil, Diego Carlos passou pelo São Paulo ainda no sub-20 e chegou por empréstimo como uma grande promessa para a disputa da Copa São Paulo junto com outros jogadores do clube de Porto Feliz, como Lucas Evangelista, que no caso retornava ao São Paulo e acabou ficando no clube, chegando ao time profissional e Aguilar, atacante, que não teve muitas oportunidades.

Quando chegou no São Paulo, Diego Carlos foi até comparado ao ídolo Miranda, pela capacidade de atuar dos dois lados do campo, a precisão do desarme e a tranquilidade que demonstra. No tricolor, Diego chegou a ser titular em jogos da Copa São Paulo de 2013, ao lado de Rodrigo Caio e João Schmidt. O zagueiro até foi promovido no final daquele ano e ficou no banco contra a Portuguesa, no Brasileirão e disputou um amistoso contra o Flamengo, mas uma lesão fez Diego ter que retornar a base para recuperação e assim iniciar do zero a briga no time titular.

+ Delegação do São Paulo vacina nesta quinta contra a Covid

Na época o São Paulo tinha muitos zagueiros no seu elenco: Rafael Tolói, Roger Carvalho, Antônio Carlos, Edson Silva e Paulo Miranda. Próximos da promoção de Diego, também subiram Lucão e Rodrigo Caio, que ao contrário do atual zagueiro do Sevilla, acabaram ficando no time para a temporada seguinte e tiveram mais oportunidades, em especial Rodrigo Caio, que se tornou titular da equipe, enquanto Lucão não caiu nas graças da torcida e, com atuações irregulares, não se firmou..

Com tudo isso e também um valor que o São Paulo deveria pagar para contar com o defensor em definitivo, ele deixou o tricolor. Antes, o zagueiro ainda passou por empréstimo no Paulista de Jundiaí, onde disputou o Paulistão de 2014, mas atuou em apenas um jogo no rebaixamento da equipe jundiaiense e também passou pelo Madureira-RJ, até ir para o Estoril-POR.

Em Portugal ele atuou um tempo pelo Porto B, voltou ao Estoril e foi titular absoluto, com grande destaque, que fez o Nantes, da França, buscar seu talento. Foram três temporadas completas na Ligue 1, onde foi um dos principais destaques da equipe, até ser contratado pelo Sevilla, onde atualmente é titular e campeão da Europa League.

Aos 28 anos, Diego Carlos atua mais pelo lado esquerdo da zaga, é um dos melhores defensores do futebol espanhol e um dos três jogadores com mais de 24 anos chamados por André Jardine para as Olimpíadas de Tóquio, completam a lista dos excedentes em idade o goleiro Santos, do Athletico e o lateral Daniel Alves, do São Paulo. Outro Made In Cotia na lista é o ponta Antony, do Ajax, que tem apenas 21 anos.

O Brasil tenta o bicampeonato olímpico e fará sua estreia contra a Alemanha, no dia 22 de julho. A apresentação dos atletas deve acontecer no dia 1ª de julho, no CT do Palmeiras, em São Paulo e a delegação viaja no dia 8 para o Catar, para só então, no dia 15 de julho, ir para o Japão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo