Vivendo má fase dentro dos gramados, é fato que Vina ainda não rendeu na atual temporada o mesmo que na anterior. No entanto, mesmo em baixa, o meia foi de suma importância para a vitória do Ceará sobre o Atlético-MG, na última quinta-feira (24), em jogo válido pelo Brasileirão. No último lance da partida, na Arena Castelão, o armador deu a assistência para o gol do zagueiro Gabriel Lacerda. Em seu espaço nas redes sociais, Vina comentou sobre dura lição em aprender a comedir sua raiva em momentos delicados.
Polêmico por reclamações até mesmo rígidas ao ser substituído pelo técnico Guto Ferreira, o meia do Vovô, que perdeu a titularidade para Jorginho, “filosofou” em seu Instagram ao utilizar uma frase de Mahatma Gándhi que fala sobre como utilizar o sentimento fúria e empregá-lo em algo positivo.
“Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo”, escreveu o líder de assistência da equipe alvinegra na temporada.

Os 23 gols em 59 jogos pelo Vovô na temporada passaram fizeram de Vina o craque do elenco. Com um dos salários mais altos do plantel e vínculo renovado em março com validade em 2024, o meia ainda não repetiu os feitos que se é aguardado dele. No entanto, mesmo sem apresentar seu melhor futebol, o armador mostra que é diferenciado. Ele é o “garçom” do time com cinco assistências, à frente de Saulo Mineiro e Mendoza que aparecem na vice-liderança de assistências do grupo, cada um com três passes para gols.
Bem longe do “faro” de artilheiro da temporada 2020/2021, Vina é, ao lado do centroavante Cléber, o segundo jogador do grupo que mais vezes balançou as redes na temporada atual. Saulo Mineiro, com sete gols, é o está na liderança da artilharia.
Vina é o jogador da história do Ceará que mais vezes marcou pelo Brasileirão na era dos pontos corridos. Ao todo, foram 14 gols sendo 13 na temporada passada e um na atual. Com quatro gols e cinco assistências, o meia participou diretamente de nove gols do Vovô na temporada 2021.
Veja abaixo a lista completa de líderes de assistências e gols do Ceará na temporada.
- Artilheiros
1º Saulo Mineiro – 7 gols
2º Vina e Cléber – 4 gols
3º Mendoza, Lima, Jorginho, Fernando, Sobral, Pedro Naressi, Rick, Gabriel Dias, Jael, Felipe Vizeu, Felipe Siilva (não está mais no clube) e Jael – 3 gols
4º Messias, Luiz Otávio, Gabriel Lacerda, Buiú, Klaus, David Souza, Marthã (emprestado ao CRB-AL) e João Victor Castro – 1 - Líderes de assistências
1º Vina
2º Saulo Mineiro, Mendoza e Marlon – 3
3º Jorginho, João Victor e Felipe Silva (não está mais no clube) – 2
4º Fernando Sobral, Pedro Naressi, Lima, Charles, Felipe Vizeu, Geovane, Charles, Buiú, David Souza, Natan, Luiz Otávio, Oliveira, Rick, Vitor Jacaré, Kelvyn, Natan, Felipe Silva (não está mais no clube) e Eduardo (não está mais no clube) – 1
