Na estreia do Judô nos Jogos Olímpicos de Tóquio, dentro da arena Nippon Budokan, templo sagrado das artes marciais, os brasileiros Eric Takabatake e Gabriela Chibana caíram na segunda luta. As medalhas douradas foram para Distria Krasniqi, do Kosovo, que venceu a japonesa Funa Tonaki, na categoria peso-ligeiro (48kg). No masculino, Naohisa Takato (60kg) garantiu a primeira medalha do Japão em casa.
Na final do feminino, da categoria até 48kg , diante da japonesa Funa Tonaki, o favoritismo da número um do mundo, Distria Krasniqi se fez presente após vencer por um waza-ari.
No caminho para a final, Distria Krasniqi desbancou Munkhbat Urantsetseg, da Mongólia, com dois waza-aris. Antes, nas quartas, a judoca precisou de menos de 20 segundos, para derrotar a Taiwanêsa, Chen Hao Lin, por ippon.
Na disputa pelas oitavas, a atleta da península dos Bálcãs foi responsável pela eliminação da brasileira Gabriela Chibana, por ippon. Em uma luta de 1m40s a representante do time verde e amarelo na categoria sofreu uma punição por pisar fora da área de luta e não conseguir parar a entrada da Kosovar.
A vitória de Krasniqi representa a segunda medalha olímpica de Kosovo desde que começou a competir nas Olimpíadas como país independente em 2016.
Já no Judô masculino, pela categoria até 60 kg, Naohisa Takato conquistou a primeira medalha de ouro do Japão nas Olimpíadas, derrotando o taiwanês Yang Yung-wei.
Cabeça de chave, Takato que é um tricampeão mundial entrou na competição direto nas oitavas. O japonês venceu duas de suas últimas três lutas em faltas na prorrogação contra Jorre Verstraeten da Bélgica. Depois, passou por Lukhumi Chkhvimiani, da Geórgia, e Yeldos Smetov, do Cazaquistão .
Ao vivo: confira tudo sobre as Olimpíadas no ENM
++ Dias e horários dos jogos e competições das Olimpíadas de Tóquio
As medalhas de bronze
No feminino, a medalha de bronze do judô, da categoria na até 48 kg, foram Daria Bilodid, da Ucrânia, e Munkhbat Munkhbat, da Mongólia . A primeira derrotou Shira Rishony, de Israel, e a segunda Catarina Costa (Portugal).
Entres os homens, o terceiro lugar do pódio ficou com o francês Luka Mkheidze e com Yeldos Smetov, do Cazaquistão.