O Torino anunciou na última sexta-feira (23), o lançamento do novo uniforme de goleiros da temporada 2021/22, em homenagem à Chapecoense. A camisa, de cor verde, leva os dizeres “Unidos pelo destino” e “#ForçaChape”.
O clube italiano tem em sua história um episódio semelhante à tragédia com o avião sofrida pela Chapecoense em 29 de novembro de 2016, nos arredores de Medellín, onde morreram 71 pessoas, entre jogadores, comissão técnica, estafe, diretores, convidados, jornalistas e tripulantes. Em 4 de janeiro de 1949, o avião que retornava com o time do Torino após uma partida contra o Benfica em Lisboa, chocou-se com o campanário da Basílica de Superga em Turim. Todos os 42 integrantes morreram na hora, em uma tragédia que abalou toda a Itália. Tetracampeão nacional, o Torino vivia grande fase, sendo o maior time da época.
Desde a tragédia em 2016, o Verdão do Oeste e o clube italiano mantém relação de amizade e solidariedade. Em 2017, o Torino vestiu uniforme verde também em gesto de homenagem em partida diante do Atalanta. No ano de 2018, os times disputaram um amistoso no Estádio Olímpico Grande Torino, na Itália.
Para saber tudo da Chapecoense, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook. E se inscreva no nosso YouTube
Além da homenagem à Chape no uniforme de goleiros, o Toro também homenageia o River Plate em seu segundo uniforme, relembrando a relação de amizade com o clube argentino após o acidente de 1949.