Na madrugada deste sábado (7), o Brasil voltou a oscilar na partida e foi derrotado pela Argentina no tie-breake. Renan Dal Zotto reviveu um trauma na partida, uma vez que estava na equipe que perdeu a medalha de bronze para os argentinos em 1988, também no tie-breake. Após a partida, o treinador exaltou o jogo dos argentinos, a entrega dos jogadores brasileiros e disse que todos tiveram oportunidades.
+ Ao vivo: confira tudo sobre as Olimpíadas no ENM
“Não pode se tirar o mérito deles de maneira nenhuma, uma equipe com um volume de jogo impressionante. Difícil de derrubar a bola. No momento que colocaram a gente em dificuldade, ficamos tensos e não conseguimos fazer nosso melhor voleibol. Mas acho que o mais importante é que houve uma entrega de todos. Todos queriam muito essa medalha, mas não foi suficiente. A Argentina jogou muito bem e nós alternamos dentro do set, momentos bons e de dificuldade, sem lucidez para sair”, disse Renan Dal Zotto em entrevista à Globo.
“Foi um jogo com muitas alternâncias. Você precisa conhecer não só a sua melhor rede, mas quem está do outro lado também. Pensar rapidamente todas essas possibilidades. Mas todos tiveram oportunidades de estar ali dentro, de tentar dar o seu melhor, e tentaram mesmo. Talvez daqui meia hora, vendo o jogo, será mais fácil fazer uma análise. Tem peças importantes que historicamente sempre reagiram bem, hoje tentaram, mas não funcionou muito bem. Infelizmente a engrenagem como um todo não funcionou como estávamos acostumados”, afirmou o treinador do Brasil.
LEIA MAIS SOBRE AS OLIMPÍADAS:
+Opinião: Apatia e inércia de Renan Dal Zotto cobraram um preço caro do Brasil nas Olimpíadas
+Tandara é reprovada em exame antidoping e está suspensa das Olimpíadas
Antes da partida contra a Argentina, o Brasil já havia recebido um duro golpe na semifinal. Não se esperava que uma equipe tão vitoriosa não chegaria à final das Olimpíadas. Para chegar bem na disputa pelo bronze, os jogadores passaram por um processo de recuperação física e mental.
“Foi feito um bom trabalho de recuperação, não só física, mas mental. Todos estavam muito conscientes da importância dessa medalha para o Brasil e para o vôlei. Existe uma expectativa muito grande. Tudo o que eu não queria era dar justificativa aqui. Mas não fomos capazes de buscar essa medalha, a Argentina jogou um voleibol espetacular. A gente, infelizmente, ficou devendo em alguns momentos do jogo e aí o jogo foi decidido no tie-break. Mas não é ali, é no momento do 4ºset. Tem que se repensar uma série de coisas, fazer uma analise profunda. É ma geração extremamente vitoriosa”, analisou Renan