O Atlético anunciou a contratação do experiente atacante Diego Costa. Ídolo do Atlético de Madrid e do Chelsea, o brasileiro naturalizado espanhol, de 32 anos, chega ao Galo como a terceira grande contratação da equipe, pronto para ser protagonista ao lado de Hulk e Nacho Fernandez. Conheça mais da carreira do atleta.
Nascido em Sergipe, o atacante nunca atuou profissionalmente no Brasil. Logo cedo foi contratado pelo Braga, de Portugal, em 2006. Naquele mesmo ano já chamou atenção do Atlético de Madrid, que o contratou e começou a emprestá-lo para ganhar rodagem. Rodou por Celta de Vigo e Albacete, até ser vendido ao Valladolid com opção de recompra. Opção essa utilizada pelo Atleti na temporada seguinte, quando Costa começou a se firmar na equipe de Madrid.
+ Em vídeo vazado, Diego Costa manda recado ao torcedor do Atlético: ‘Aqui é Galo’
No entanto, em 2011, sofreu grave lesão e perdeu praticamente a temporada completa, sendo emprestado ao Rayo Vallecano para ganhar ritmo no fim da temporada. Em 2012 começou a ganhar mais destaque marcando gols e sendo bastante polêmico, ficando com a fama de “badboy” até os dias de hoje. Em um dos ocorridos, cuspiu no rosto do zagueiro Sergio Ramos, no clássico de Madrid, e foi expulso. O cartão vermelho, inclusive, é algo constante na carreira do jogador, foram mais de 30 vezes que o jogador ficou de fora por levar o cartão ou pro acúmulos de cartões amarelos.
A temporada de 2013-14 foi a de maior destaque do atacante, conquistando a La Liga e chegando a final da Champions League com o Atleti, sendo um dos protagonistas nessas campanhas. Na sequência, se transferiu ao Chelsea, da Inglaterra, onde venceu duas Premier League, sendo também um dos protagonistas. Em 2017, informado pelo treinador que não fazia mais parte dos planos dele, acertou sua volta ao Atlético de Madrid.
A volta de Diego Costa para o clube espanhol foi muito festeja, no entanto, os números não foram tão expressivos quanto na última passagem dele por lá.
Os números não tão bons na volta ao Atleti tem muito a ver, também, com as várias lesões. Foram 15 ao todo, com o jogador perdendo mais de 50 jogos no período. Ao todo, 181 gols e 71 assistências em 476 jogos do novo centro avante alvinegro.
SELEÇÃO
Nascido no Brasil, como informado, o jogador optou por defender a seleção espanhola, já que teve essa oportunidade. Por lá, foram duas Copas do Mundo, tendo marcado três gols na maior competição do mundo.