Para muitos, Vanderlei Luxemburgo teve, em suas mãos, o mais espetacular time brasileiro do século XXI. O Cruzeiro de 2003 colecionou troféus, recordes e números difíceis de igualar. No entanto, o técnico, em sua volta à Raposa, agora em 2021, não só vem fazendo um grande trabalho, mas superando alguns dos resultados conquistados no passado.
Até o momento, Luxemburgo soma cinco partidas à frente da equipe estrelada na Série B. Já são três vitórias e dois empates, somando 73,3% de aproveitamento – total de 11 pontos em 15 disputados. Na campanha icônica de 2003, os celestes fizeram, no Brasileirão, 46 jogos, vencendo 31, perdendo oito e empatando sete. Tais números totalizam 100 pontos conquistados e um aproveitamento de 72,5%.
Veja também: Cruzeiro cogita pedir retorno do atacante Sassá, emprestado ao Marítimo
Em média de gols marcados por partida, o Cruzeiro de Alex, o ‘Talento Azul’, leva larga vantagem. Durantes os 46 confrontos, o time estrelado marcou 102 gols (2.2 por jogo), marco quase imbatível dentre os parâmetros atuais do campeonato – houve uma redução na quantidade de adversários. A Raposa atual, com Luxemburgo, balançou as redes sete vezes em cinco duelos (1.4 por jogo).
Defensivamente, no entanto, o time atual tem números melhores. Com o ‘profexô’, a média de gols sofridos pela defesa é de 0.8 por partida. Já em 2003, os multicampeões tiveram média pouco superior à uma bola na rede por confronto.
Atualmente, o Cruzeiro se encontra na 14ª posição da Série B. A Raposa, que soma 24 pontos, enfrenta o CRB neste domingo (29), às 16h, no estádio Rei Pelé. A partida será válida pela 21ª rodada da competição. A equipe alagoana, caso vença, terá a oportunidade de assumir a liderança do campeonato.
Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.