A brasileira Maria Carolina Santiago não tomou conhecimento das rivais e levou o seu segundo ouro na Paralimpíada de Tóquio. Ela venceu os 100m livre classe s12, em prova disputada às 5h27 da manhã desta terça, 31 e somou mais uma conquista para o currículo.
A nadadora de 36 anos já havia feito história, quando quebrou o recorde paralímpico e conquistou o ouro nos 50m livre classe s13, o primeiro do Brasil na natação paralímpica feminina em 17 anos. Além dos dois ouros, Carol também foi bronze nos 100m costas classe s12, é a atual campeã do Parapan nas três modalidades e campeã mundial dos 50m livre, dos 100m livre e vice-campeã mundial nos 100m costas.
+ Para saber tudo sobre os Jogos Paralímpicos de Tóquio, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Carol liderou quase a disputa toda e fechou a prova com o tempo de 59s01, enquanto a russa Daria Pikalova ficou com a prata, com o tempo de 59s13 e Hanna Russel, da Grã-Bretanha, completou o pódio, com o tempo de 1m00s25. Outra brasileira na disputa, Lucilene da Silva Sousa terminou na 6ª colocação, com 1m02s42.
A britânica Hannah Russel começou forte e saiu na frente, mas Carolina atacou e tomou a liderança antes da virada dos 50m. Na reta final, Pikalova deixou Russel para trás e ameaçou a conquista de Carolina, atacando a posição da brasileira, que manteve o ritmo forte e levou o ouro.
Carol volta à piscina dentro de algumas horas, para disputar a final do 4x100m livre misto.