O Cuiabá disputa pela primeira vez em sua história a Série A do Campeonato Brasileiro. E na noite de sábado (4), o Dourado finalizou o primeiro turno da competição com vitória de virada em cima do Santos na Arena Pantanal. Com gols de Jonathan Cafú e Elton, o Cuiabá venceu sua terceira partida em casa.
O Cuiabá iniciou o Brasileirão contra o Juventude, e terminou 2×2 na Arena Pantanal. Mas o jogo foi marcado pela demissão do até então técnico do clube, Alberto Valentim, que havia ganhado o Estadual de forma invicta alguns dias antes da estreia no Brasileirão.
Na segunda rodada, o clube foi comandado pelo auxiliar técnico, Luiz Fernando Iubel. O Cuiabá perdeu para o Fluminense fora de casa por 1×0, e esse jogo foi a única derrota do clube fora de seus domínios no primeiro turno do Brasileirão.
Luiz comandou o clube em oito jogos do torneio e obteve um vitória (contra o Atlético Goianiense), três empates (América-MG, Sport e São Paulo) e quatro derrotas (Fluminense, Flamengo, Atlético-MG e Grêmio).
O atual técnico do Cuiabá, Jorginho foi contratado e estreou no empate contra o RB Bragantino, pela 10ª rodada, que era o atual líder do Brasileirão. Foi um baita resultado levando em conta as circunstâncias do time Mato-Grossense.
Sob o comando de Jorginho, o Cuiabá realizou 10 jogos, e conquistou quatro vitórias, cinco empates e uma derrota (para o Corinthians). No total dos números no primeiro turno, o Dourado teve 19 jogos, sendo cinco vitórias, nove empates e cinco derrotas (Fluminense, Flamengo, Grêmio, Atlético-MG e Corinthians).
O artilheiro do Cuiabá no Brasileirão até o momento é o Elton, que balançou as redes seis vezes na competição. É seguido de perto por Jenison (3), Jonathan Cafú, Clayson e Pepê (2). Os que deram mais assistências foram: Rafael Gava, João Lucas e Clayson, todos com três assistências cada.
O Cuiabá tem 19 gols marcados na Série A do Brasileiro. Elton (seis), Jenison (três), Pepê, Jonathan Cafú e Clayson (dois) Rafael Gava, Felipe Marques, Rafael Papagaio e Uillian Correia foram os autores.
O Dourado já apresentou 19 reforços para a temporada 2021: o goleiro Walter, os laterais João Lucas e Uendel, os zagueiros Paulão, Walber, Marllon, Joaquim e Alan Empereur, os volantes Camilo, Pepê, Uillian Correia e Yuri, o meia Yesus Cabrera e os atacantes Clayson, Jonathan Cafú, Guilherme Pato, Osman, Rafael Papagaio, Danilo Gomes.
VEJA OS CONFRONTOS E RESULTADOS DOS JOGOS DO CUIABÁ NESTE PRIMEIRO TURNO
1ª rodada: Cuiabá 2×2 Juventude
2ª rodada: Fluminense 1×0 Cuiabá
3ª rodada: Cuiabá 2×1 Atlético-GO
4ª rodada: América-MG 0x0 Cuiabá
5ª rodada: Cuiabá 0x1 Grêmio
6ª rodada: São Paulo 2×2 Cuiabá
7ª rodada: Sport 0x0 Cuiabá
8ª rodada: Cuiabá 0x2 Flamengo
9ª rodada: Cuiabá 0x1 Atlético-MG
10ª rodada: RB Bragantino 1×1 Cuiabá
11ª rodada: Cuiabá 2×2 Ceará
12ª rodada: Chapecoense 2×3 Cuiabá
13ª rodada: Cuiabá 1×2 Corinthians
14ª rodada: Internacional 0x0 Cuiabá
15ª rodada: Cuiabá 1×1 Bahia
16ª rodada: Cuiabá 1×0 Athletico-PR
17ª rodada: Palmeiras 0x2 Cuiabá
18ª rodada: Fortaleza 0x0 Cuiabá
19ª rodada: Cuiabá 2×1 Santos
Sendo assim, o Cuiabá fez 10 jogos em casa nesse primeiro turno do Brasileirão, e foram: três vitórias, três empates e quatro derrotas. Fora de casa foram nove jogos, sendo duas vitórias, seis empates e uma derrota.
+ Para saber tudo sobre o Cuiabá, siga o Esporte News Mundono Twitter, Facebook e Instagram.
Na próxima rodada, que marca o inicio do segundo turno do Brasileirão, o Cuiabá vai até o Alfredo Jaconi enfrentar o Juventude no próximo sábado (11) às 17h (de Brasília)