O Bahia teve uma semana movimentada entre a última segunda-feira (8) e a atual (15). A expectativa do jogo contra o Flamengo, de enfrentar uma equipe mista no Maracanã e fugir das proximidades da zona de rebaixamento era uma esperança, mas não aconteceu.
Derrota no Maracanã
Motivos além do jogo trouxeram ao Bahia mais uma derrota no Brasileirão. Mas em campo, isso foi justificável. Com pouco repertório, o Bahia perdeu para o Flamengo por 3 a 0, no Maracanã, e é a primeira equipe fora do Z4, com 36 pontos.
Os gols do Flamengo foram marcados por Gabriel Barbosa, Michael e Andreas Pereira.
Confira detalhes do jogo | + Com pênalti polêmico, Flamengo derrota o Bahia e ainda sonha com título do Brasileiro
Polêmicas de arbitragem
Muito da derrota para o Flamengo passou pela interferência da arbitragem. O pênalti marcado de Conti sobre Diego Ribas trouxe muita polêmica para o meio futebolístico. O motivo? A forma como ocorreu a marcação da penalidade.
O lance: Diego Ribas recebe a bola e, de bicicleta, tenta finalizar para o gol, porém a bola bate entre o ombro e o peito do zagueiro Germán Conti. No campo, o árbitro marcou a penalidade, mas a arbitragem de vídeo alertou sobre uma nova angulação no lance que poderia ser corrigida. O árbitro reviu o lance no monitor e manteve a decisão de campo.
Com um lance marcado erroneamente, o Bahia se desligou e sucumbiu diante do Flamengo, que venceu o duelo. Guto Ferreira, o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, e a comunidade do futebol se manifestaram sobre o lance e gerou muita discussão na semana.
Confira algumas repercussões sobre o caso:
Preparação para o duelo da vida contra o Sport
Vira a chave após a derrota para o Flamengo, o Tricolor de Aço joga a vida contra o Sport, na Arena de Pernambuco, na próxima quinta. A equipe pernambucana está quase rebaixada, mais ainda sobrevive na competição, e o Bahia é a primeira equipe fora da zona, com diferença apenas no saldo de gols para a primeira equipe dentro da zona, o Juventude.
E esses três pontos são fundamentais para ambos na luta contra o descenso. E o Bahia já está se preparando para o duelo em solo pernambucano. O volante Édson, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (15), comentou sobre a importância do duelo no clássico nordestino contra o descenso.
– Essa semana é decisiva para a gente, porque é um adversário direto para nossa briga no momento, lá embaixo. A gente vai com muita vontade e muita garra para conseguir o triunfo lá – comentou o volante.
Confira mais trechos da coletiva do volante Edson | + ‘Essa semana é decisiva pra gente’, diz Edson antes de enfrentar o Sport
O Bahia encara o Sport no clássico nordestino em que promete muita emoção e vale muito para as duas equipes. Na luta contra o rebaixamento, a partida ocorre na Arena de Pernambuco, às 21h.
*Por Erickson Nogueira