Nesta segunda-feira (29), a revista France Football realizou um evento de gala em Paris para eleger os melhores jogadores do mundo e entregar o prêmio Ballon d’Or. Na categoria de goleiro, Gianluigi Donnarumma ganhou o troféu Yashin e foi eleito o melhor jogador na posição deste ano.
Donnaruma venceu a disputa, deixando para trás Éderson, Mendy, Manuel Neuer e Jan Oblak. O italiano foi um dos destaques da temporada no futebol mundial. Além de ter sido transferido do Milan para o PSG, o goleiro de apenas 22 anos conquistou um importante título com sua seleção, vencendo a Eurocopa com a Itália. Foram 7 jogos disputados e apenas 4 gols sofridos na competição. Além de ter sido importante nas decisões de pênalti nas semifinais e final, ainda foi eleito o melhor jogador da Eurocopa.
+ Para saber tudo sobre Futebol Internacional, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
O bilionário Paris Saint-Germain, que se reforçou com grandes nomes em diversas posições, também contratou para reforçar sua defesa. Donnarumma, que nessa temporada foi um dos principais jovens especulados para ser um dos grandes nomes no futuro, foi contratado para disputar posição com Navas. Atualmente, os dois alternam os jogos no time titular do PSG.
Donnarumma ainda ficou entre os 10 melhores jogadores do mundo, em 10º lugar na colocação geral. Como o Ballon d’Or analisa a temporada do jogador de acordo com o calendário anual (janeiro – dezembro), o goleiro ainda estava no Milan até o meio do ano, portanto jogou por três times na temporada (Milan, PSG e seleção italiana).
O goleiro de 1,96 metros foi importante para o Milan disputar o título do campeonato italiano 20-21 até as últimas rodadas, terminando em 2º lugar e contribuindo para que o time retornasse à Champions League depois de sete anos longe da competição. Pelo PSG na temporada atual, foram 8 jogos e 8 gols sofridos. O jogador foi contratado pelo time francês para ser um dos nomes do futuro do clube.
O prêmio Yashin começou a ser entregue em 2019, ano que o brasileiro Alisson venceu o prêmio. Em 2020 não houve premiação devido a pandemia e neste ano de 2021, Donnarumma foi o vencedor. O nome do prêmio é em homenagem ao goleiro soviético Lev Ivanovich Yashin.