Uma temporada para jamais ser esquecida. Max Verstappen venceu a épica batalha com Lewis Hamilton para conquistar, neste domingo (12), em Abu Dhabi, seu primeiro campeonato mundial. A liderança da prova veio na última volta, em uma das reviravoltas mais impressionantes da história da categoria.
Para assegurar a marca, o holandês precisou de muito controle mental para não se abalar com a arrancada final do rival, que venceu as três últimas corridas (Brasil, Catar e Arábia Saudita). A temporada desgastante, tanto física quanto emocionalmente, gerou momentos históricos e polêmicos, inclusive com toques e batidas entre os postulantes ao título.
Mesmo com o resultado, a Mercedes conquistou o Mundial de Construtores, superando a Red Bull Racing. A Ferrari terminou como terceira melhor equipe, recuperando o terreno perdido na temporada passada.
A CORRIDA
Hamilton contrariou as expectativas e atacou logo na largada. O inglês tomou a dianteira ainda na reta dos boxes e fez a primeira curva sem atritos. Verstappen tentou recuperar a posição, pegando o vácuo e colocando o carro por dentro algumas curvas depois.
O holandês fez a tangência correta, enquanto o inglês, por fora, foi tocado pela traseira da Red Bull. Já fora do traçado, Hamilton cortou a curva e reassumiu a liderança. O incidente gerou muita reclamação de Verstappen, que pedia a devolução da posição conquistada. A FIA decidiu não investigar a manobra – mais uma das inúmeras polêmicas do ano.
Com pneus médios, Hamilton chegou a abrir 6s na volta 14. Neste ponto, Verstappen decidiu realizar sua parada, tirando os pneus macios e colocando os duros. Na sequência foi a vez de Hamilton parar também, utilizando a mesma estratégia.
PEREZ, A SOBREVIDA
Depois das paradas, Hamilton parecia absoluto para vencer a prova. Até que apareceu Sergio Perez.
O mexicano vinha na liderança, ainda precisando realizar sua troca de pneus. Segundo piloto da Red Bull, coube a ele a missão de tentar segurar o ritmo de Hamilton, permitindo a aproximação de Verstappen.
Com muita coragem, Perez travou uma batalha de tirar o fôlego, ultrapassando e sendo ultrapassado pelo inglês da Mercedes. O “pega” aconteceu inclusive em pontos da pista que não permitam ultrapassagens.
As manobras do mexicano, limpas, cumpriram seu papel: o inglês perdeu aproximadamente sete segundos em duas voltas, dando sobrevida ao holandês.
A ÚLTIMA CARTADA
Verstappen não aproveitou a oportunidade. Na volta 33, Hamilton já tinha mais de cinco segundos de vantagem. Era hora de arriscar. A Red Bull aproveitou o Safety Car virtual provocado por Antonio Giovinazzi para trocar o pneu de Verstappen, colocando outro jogo faixa branca, mais novos.
A estratégia da Red Bull tendia a colocar pimenta prova. O holandês era mais rápido que o inglês, tirando, em média, seis décimos por volta. Mas isso durou pouco. A diferença pouco caia, faltando 10 voltas para o fim.
O FATOR LATIFI
Nicolas Latifi, da Williams, deu um último suspiro ao campeonato e mudou a história. Ao tentar ultrapassar Mick Schumacher, o canadense bateu em um local perigoso. O Safety Car foi acionado, acabando com a vantagem de Hamilton.
Verstappen correu para os boxes e colocou pneu macio. O inglês ficou na pista, apostando na demora para a retirada do carro batido.
Uma última volta de tirar o fôlego. Os carros que restavam entre os rivais foram retirados. Max Verstappen partiu para o ataque na relargada e ultrapassou Lewis Hamilton. O inglês tentou devolver, mas o holandês se defendeu.
Quando ninguém mais acreditava, Verstappen arrancou a vitória para entrar para a história.
ABANDONOS
Fora da disputa pelo campeonato, Kimi Raikkonen abandonou em sua última prova na categoria. O finlandês teve problemas nos freios, mas conseguiu levar o carro até os boxes. Giovinazzi, seu companheiro de equipe, encostou o carro poucas voltas depois, provando Safety Car virtual. O italiano não teve seu contrato renovado.
George Russell também encerrou mais cedo sua última prova pela Williams. Já anunciado na Mercedes, o inglês enfrentou problemas no câmbio e não conseguiu concluir a corrida.
Confira a transmissão em tempo real do Esporte News Mundo para o Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1, 22ª e última etapa do Mundial da categoria. O pré-corrida começa às 09h e as luzes apagam a partir das 10h.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.