Max Verstappen se tornou neste domingo (12) o mais novo campeão mundial de pilotos da Fórmula 1, além disso, se tornou o primeiro holandês a conquistar o maior prêmio da categoria máxima do automobilismo. Aos 24 anos, o holandês selou o quinto título de pilotos para a Red Bull Racing, somado aos quatro conquistados por Sebastian Vettel.
Início da temporada
O campeonato começou no Bahrein, após os treinos de inverno, e Max Verstappen já mostrava que teria um carro competitivo para disputar o campeonato, com Lewis Hamilton e a Mercedes. No Grande Prêmio do Sakhir, o holandês fez a pole position, mas na corrida o britânico venceu segurando o piloto da RBR nas voltas finais.
Em Imola, o piloto da Red Bull conseguiu a sua primeira vitória na temporada. Após largar da terceira colocação, ultrapassou Perez e Hamilton logo na largada e não perdeu mais a ponta da corrida, chegando com uma vantagem de 20 segundos para o piloto heptacampeão que se recuperou de forma sensacional após escapar o carro na chuva e parar na brita, o inglês deu a ré, voltou para a prova e ainda chegou no segundo lugar.
Após a vitória de Verstappen, Hamilton venceu as etapas de Portugal e Espanha respectivamente e parecia que ele iria administrar o campeonato dali e conquistaria o octacampeonato com a mesma tranquilidade de sempre.
No Grande Prêmio de Mônaco, o piloto do carro 33 venceu a sua primeira corrida no principado, após Hamilton terminar em sétimo depois de uma classificação ruim e não conseguir ultrapassar Pierre Gasly fazendo com que Max Verstappen assumisse pela primeira vez na temporada, a liderança do campeonato mundial de pilotos.
Momento dramático
No Grande Prêmio de Baku, no Azerbaijão, Verstappen liderou com tranquilidade até que nas últimas cinco voltas, o pneu da Red Bull Racing estourou e deixou a vitória nas mãos de Lewis Hamilton. Após um período de bandeira vermelha, a corrida seria reiniciada com uma nova largada, o heptacampeão passou da primeira curva e terminou apenas na 15ª colocação.
Choque entre concorrentes
No Grande Prêmio de Silverstone, na Inglaterra, após conquistar a pole position na primeira Sprint Race da história, Max Verstappen dividiu a curva da primeira volta com seu concorrente ao titulo, o holandês colidiu com o muro em um impacto de 51G e Hamilton recebeu uma punição de 10 segundos, no qual ele pagou com um stop/go, e venceu a corrida ultrapassando Leclerc nas voltas finais.
Em Budapeste, na Hungria, Valtteri Bottas perdeu o controle de sua Mercedes e colidiu com ambos os carros da Red Bull, causando uma das cenas mais hilárias da história da F1, todos os pilotos restantes na prova trocaram de pneus pelo fato da chuva ter parado, e apenas Lewis Hamilton largou da posição original. No final a vitória foi de Esteban Ocon com Alpine.
Corrida em casa
Desde 1986 fora do calendário da F1, em 2021, Zandvoort, na Holanda retornou e com Max Verstappen sendo um dos pilotos protagonistas da temporada, a casa ficou cheia, correndo em casa, Max não deu chances para ninguém e conquistou mais uma vitória. E contando com a vitória na Bélgica anterior que ele venceu, parecia que estavam nos caminhos vencedores novamente.
Reta final da temporada
Na parte final da temporada, Max Verstappen venceu nos Estados Unidos e no México, parecendo que estava decidido que o holandês iria conquistar o primeiro título de sua carreira mundial. Inclusive, no México largou de terceiro e ultrapassou na largada as duas Mercedes, para abrir uma vantagem de 20 segundos para conquistar mais uma vitória.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
No Brasil, Lewis Hamilton trocou o motor de sua Mercedes e colocou uma nova unidade maximizada para as últimas corridas, fez uma corrida espetacular em Interlagos e conquistou o que seria a sua remontada até Jeddah. Hamilton utilizou a sprint da corrida em São Paulo, para largar de último e chegar em quinto, com a punição pela troca de motor, largou de décimo na corrida de domingo e venceu ultrapassando Verstappen na volta 58.
Nas corridas do Oriente Médio, o heptacampeão venceu com tranquilidade o GP do Catar, e encurtou ainda mais a diferença, e na Arabia Saudita após duelo polêmico entre os dois, em que Max Verstappen fez um break test em Hamilton, venceu o piloto da Mercedes e empatou o campeonato número de pontos o que não acontecia desde 1974.
Batalha de Yas Marina
Na última etapa de 22 corridas da temporada, Max Verstappen fez a pole position para a última etapa de 2021. Mas largou mal e Hamilton assumiu a ponta e liderou 57 das 58 voltas, após um período de Safety Car, o holandês ultrapassou o heptacampeão na última volta para conquistar o seu primeiro título mundial de Fórmula 1.
Este é o quinto título de pilotos da Red Bull Racing, e o título mundial de construtores ficou com a Mercedes. Este é o primeiro título de um holandês na Fórmula 1, além de ter atingido a marca de 20 vitórias na categoria máxima do esporte.
A Fórmula 1 volta no dia 20 de março de 2022, para a etapa do Bahrein, para iniciar a mais longa temporada da história da F1, com 23 corridas programadas.