Automobilismo

Mercedes registra protesto duplo contra classificação final e Verstappen

Foto: Divulgação/Mercedes

A Mercedes não aceitou bem a vitória inédita de Max Verstappen no GP de Abu Dhabi e registrou um protesto duplo contra o holandês da RBR e questionando a classificação final da temporada da Fórmula 1 junto à FIA alegando quebra do artigo 48.12 do regulamento esportivo da Federação Internacional de Automobilismo de 2021.

O questionamento da Mercedes se dá pela maneira como foi feita a relargada após a entrada do Safety Car. Com seis voltas restando, Nicholas Latifi bateu, e a bandeira amarela foi chamada para que o carro e os detritos fossem tirados. Nesse momento Verstappen estava 11 segundos atrás de Hamilton.

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Inicialmente Michael Masi, diretor da prova, disse que os cinco pilotos retardatários que estavam entre Hamilton e Verstappen não poderiam ultrapassar o safety car. A Red Bull questionou a decisão, e Masi mudou a decisão e liberou os retardatários para ultrapassar o carro de segurança, deixando os rivais livres para a disputa do título.

O holandês havia acabado de trocar de pneus duros para pneus macios e estava pronto para ir para o tudo ou nada com Hamilton, que estava de pneus duros e estavam bem desgastados. Quando a relargada foi liberada, os dois ficaram roda a roda e na curva 5 Verstappen tentou ultrapassar e tomou a liderança, que daria o título mundial.

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O artigo em questão diz:

“Se o diretor de prova considerar seguro fazê-lo, e a mensagem “carros retardatários podem agora ultrapassar” for enviada a todos os competidores através do sistema oficial de mensagem, qualquer carro que tiver sido ultrapassado em uma volta pelo líderes serão requisitados a ultrapassar os carros na volta de liderança e o Safety Car.

Isso se aplicará apenas aos carros que foram ultrapassados no momento que cruzaram a linha ao fim da volta durante a qual eles cruzaram a primeira linha do Safety Car pela segunda vez após o Safety Car ter sido acionado.

Tendo ultrapassado os carros na volta do líder e o Safety Car, esses carros devem então seguir na pista em velocidade apropriada, sem ultrapassar, e fazer todo o esforço para se reposicionarem no fim da linha de carros atrás do Safety Car.

Enquanto eles estiverem ultrapassando, para assegurar que tudo seja feito com segurança, os carros na volta da liderança precisam sempre ficar na linha de corrida, a não ser que manter-se nela seja inevitável. A não ser que o diretor de prova considere que a presença do Safety Car ainda seja necessária, uma vez que o último carro retardatário tenha passado o líder o Safety Car retornará aos boxes no fim da volta seguinte. Se o diretor de prova considerar que as condições da pista são inadequadas para ultrapassar, a mensagem “ultrapassagem não será permitida” será enviada a todos os competidores através do sistema oficial de mensagens.”

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