A PREMA Racing anunciou nesta quarta-feira, 22, que Rafael Câmara vai pilotar pela equipe na próxima temporada da Fórmula 4 italiana. A entrada do brasileiro é consequente à sua introdução na Academia de Pilotos da Ferrari, mais cedo neste ano.
O piloto pernambucano será parceiro do italiano Andrea Kimi Antonelli, piloto da equipe de jovens pilotos da Mercedes AMG, e o australiano James Wharton, companheiro de Câmara na Academia da Ferrari.
Rafael Câmara estreou no kart internacional em 2016, aos 11 anos de idade, rapidamente se mudou para a Europa, foi bem na classe Mini conquistando vitória, e foi para a classe OK Júnior nas competições da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Disputando a categoria em 2018 e 2019, conseguiu um pódio além de um sexto lugar na sua temporada de estreia. Já em 2020 e 2021, na categoria OK, repetiu o melhor resultado com um segundo lugar na temporada e no segundo ano chegou a vencer uma das etapas.
Também em 2021, o pernambucano foi campeão da WSK Super Master Series, da WSK Champions Cup e da Champions of the Future, e no mesmo ano, foi selecionado para a Academia de Pilotos da Ferrari, o terceiro brasileiro, atrás de Enzo Fittipaldi e Gianluca Petecof.
Com seu anúncio oficializado em uma das maiores equipes de formação na pirâmide da Fórmula, Rafael Câmara falou um pouco sobre a decisão e agradeceu a oportunidade da parceira da Ferrari:
— Estou muito ansioso em entrar para a PREMA para a próxima temporada. A tradição e os números da PREMA falam por si só. Não teria lugar melhor para eu estrear nos monopostos e farei meu melhor para aprender o máximo da equipe. Correr pela PREMA é uma tarefa marcante e eu gostaria de agradecer à Grazia, Angelo e Rene pela oportunidade.
+ Ferrari coloca Mick Schumacher como piloto reserva da equipe para 2022
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Angelo Rosin, o chefe de equipe da PREMA Racing, rasgou elogios para o brasileiro, que fará sua estreia no nível de competição da F4 italiana. Rosin ainda destacou os desafios de adentrar uma nova categoria, mas espera que o carro da PREMA balanceie o nível do grid para o estreante:
— Estamos felizes de receber Rafael no nosso time. Ele conquistou resultados impressionantes no kart, e estamos ansiosos para tê-lo conosco para sua estreia no automobilismo. É sempre desafiador para um piloto entrar numa nova forma de competição, mas o fato de ter um novo carro talvez sirva como um compensador para igualar a corrida com rivais mais experientes. Ainda assim, entrar num ambiente tão competitivo será exigente, e faremos tudo ao nosso alcance para ajudar Rafael nessa transição.
A PREMA foi, em 2021, campeã do Campeonato de Pilotos da Fórmula 3, e da Fórmula 2, além do Campeonato de Construtores da F2, e teve nomes como Arthur Leclerc, Robert Shwartzman e Oscar Piastri, o novo piloto reserva da Alpine na Fórmula 1.
A primeira etapa de Rafael Câmara na sua nova categoria e equipe será no dia 8 de maio de 2022, no Autódromo de Ímola (ou Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari). A última etapa tripla do calendário está prevista para começar no dia 21 de outubro do mesmo ano, em Mugello, na Itália.