Outros clubes

Pela Série C, Botafogo-PB e Manaus protagonizam empate sem gols em João Pessoa

Botafogo-PB

Botafogo-PB e Manaus empataram sem gols pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C de 2020. O jogo foi realizado no Estádio Almeidão, em João Pessoa, e as equipes buscavam a primeira vitória na competição nacional. Não foi dessa vez. As equipes até tiveram chances, com jogadas ofensivas pontuais e cadenciadas, mas sem eficácia. As duas equipes estrearam seus treinadores na noite desta segunda-feira (17).

Detalhes da partida

Empate sem gols entre Botafogo-PB e Manaus (Foto: Raniery Soares)

O confronto no Estádio Almeidão, em João Pessoa, tinha toda a atmosfera que as equipes precisavam. A de precisar da vitória – o Botafogo-PB estreou com derrota para o Ferroviário e o Manaus empatou com o Vila Nova. Só faltou as duas equipes absorverem a ideia de vitória que pairava no ar do gramado paraibano e faltou inspiração para os dois clubes.

No primeiro tempo, o equilíbrio, a falta de criatividade e falha nos passes foi o resumo da primeira etapa. O Botafogo-PB mostrava problemas defensivos, errava nos passes e faltava repertório de criação, algo criticado pelos torcedores já a algum tempo. Já o Manaus, fazia faltas bobas próximo à grande área e sempre levada desvantagem no jogo aéreo, arma que o Botafogo-PB utilizou, inclusive abusou do chuveirinho na área amazonense. 

A segunda etapa foi mais em emoção quanto o primeiro. As equipes mostraram desgaste e a falta de criatividade do meio-campo foi determinante no jogo. O ataque também não foi bem. No segundo tempo apenas uma bola cruzada na frente do gol e Lohan não aproveitou, e um chute no travessão do Matheusinho, para o Manaus, foram os únicos lances de mais perigo na etapa final. 

O jogo foi pobre no campo e nas estatísticas. Foram apenas sete finalizações em todo o jogo (cinco do Belo e duas do Manaus), além da posse de bola ficar maior com o time amazonense: 57% para o Manaus e 43% para o Botafogo-PB, mas não conseguiram aproveitar criativamente o momento em que estiveram mantendo a bola, sendo uma posse ineficaz no âmbito ofensivo.

Escalações

Botafogo-PB: Felipe, Kellyton, Donato, Luis Gustavo e Mário (Marcelo Xavier); Mineiro, Everton Heleno (Wellington Cézar), Erivelton (Mário Sérgio), Rodrigo Andrade e Kelvin (Dico); Lohan. Técnico: Rogério Zimmermann.

Manaus: Jonathan, Igor Carvalho, Thiago Spice, Luis Fernando e Rennan; Derlan (Gabriel Davis), Carrilho e Janeudo; Rodrigo Fumaça (Matheuzinho), Rossini e Mateus Oliveira (Paulinho Simionato). Técnico: Luizinho Lopes.

Botafogo-PB tenta amenizar a crise

Após dias turbulentos na Maravilha do Contorno, o Botafogo-PB tenta amenizar os bastidores que ficaram inflamados após a eliminação na semifinal para o Treze pelo Campeonato Paraibano. O técnico Mauro Fernandes foi demitido, e para seu lugar foi contratado Rogério Zimmermann, além de uma formulação significativa no elenco, com a rescisão de vários jogadores: os atacantes Pimentinha, Maikon Aquino e Lucas Simón, e o meia Cássio Gabriel.

O entretempo entre a saída de Mauro e a chegada de Rogério, Warley comandou a equipe interinamente, na derrota para o Ferroviário por 2 a 0 no Castelão, na estreia da Série C. Time desorganizado, zagueiro jogando a faixa de capitão no chão e a falta de perspectiva fizeram com que a diretoria reagisse rápido para mudar os ânimos da torcida que ficaram ainda mais exaltados.

A vitória contra o Manaus seria a remontada que os botafoguenses tanto queriam. Não foi dessa vez, mas a palavra de ordem em João Pessoa é “cautela”. O empate contra o Manaus evidenciou falhas no setor de criação e defensivo, possivelmente a partir de amanhã a diretoria do clube comece a anunciar algumas contratações pontuais. O Belo esperar reagir o quanto antes na única competição que lhe resta da temporada.

Manaus segue sem vencer e de técnico novo

O Manaus, assim como o Belo, estreou seu treinador na partida desta segunda. Luizinho Lopes assumiu a equipe após Wellington Farjado ser demitido logo após o empate com o Vila Nova pela estreia na Série C. Farjado saiu do Manaus com desentendimento público com a diretoria do Gavião do Norte, e Luizinho assume a equipe para dar continuidade ao trabalho e amenizar os bastidores no clube amazonense.

Situação das equipes na Série C

Com o empate, o Belo soma seu primeiro ponto na competição nacional e ocupa, por enquanto, a 6ª colocação. Enquanto o Gavião do Norte somou seu segundo ponto, e ocupa a 4ª colocação. 

Vale ressaltar que equipes como Jacuipense, que disputou apenas um jogo, e Imperatriz e Treze que ainda não estrearam, podem somar pontos e modificar as posições dos clubes na tabela do campeonato.

O próximo compromisso de ambas as equipes será pela 3ª rodada da Série C. O Botafogo-PB terá seu próximo confronto já no próximo domingo (23) contra o Santa Cruz, novamente no Estádio Almeidão, em João Pessoa, às 18h. O clube amazonense joga um dia antes do Belo, no sábado (22), no Estádio Pituaçu, em Salvador, contra a Jacuipense, às 15h.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo