O Atlético foi derrotado pelo Botafogo por 2 a 1 no Estádio Nilton Santos na última quarta-feira, 19, e perdeu a primeira posição na tabela, além da invencibilidade no Campeonato Brasileiro. Esta foi a primeira derrota do Galo na competição.
A curiosidade é que o clube mineiro não perdeu por má atuação, pelo contrário. O Atlético dominou a partida, pressionou o rival e teve os maiores números de posse de bola (74% contra 26%), finalizações (31 contra 10) e três bolas na trave.
O Botafogo soube aproveitar as oportunidades e as pequenas falhas, porém cruciais, que a equipe mineira cometeu em campo. E o fez exatamente como o zagueiro Gabriel alertou em coletiva na Cidade do Galo, na última terça-feira, 18, véspera do confronto: através dos rápidos contra-ataques. Rápidos e eficazes. Por falta de aviso não foi.
O técnico Jorge Sampaoli analisou a dinâmica da partida e disse que era natural que isso acontecesse, pois o time mineiro se lançou ao ataque e avançou as linhas, e, com isso, abriu espaço para as investidas do rival.
— Às vezes, quando colocamos muita gente no ataque para tentar ganhar uma partida, isso seguramente vai gerar algumas oportunidades ao adversário, que aproveitou. Mas se tivéssemos aproveitado todas as chances que criamos, a partida teria terminado com um resultado diferente. — declarou o treinador em entrevista coletiva pós-jogo.
Sampaoli concluiu que a derrota aconteceu, principalmente, porque o time não soube finalizar as jogadas.
— (O maior problema) Foi a definição de cada jogada, faltou por aí concretizar as grandes chances que tivemos. Fomos dominadores, mas pela falta de contundência, perdemos uma partida onde fomos extremamente superiores. — frisou.
HISTÓRICO NO ENGENHÃO NÃO É BOM
Contabilizando essa partida no histórico, fica da seguinte forma:
O histórico geral dos jogos disputados no estádio Nilton Santos é de:
14 Jogos
10 Vitórias do Botafogo
1 Empate
3 Vitórias do Atlético
Agora, o Atlético se prepara para enfrentar o clube que assumiu a liderança na tabela: o Internacional. O jogo acontece neste sábado, a partir das 21h, no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela quinta rodada do Brasileirão.