Depois de 17 anos, o Real Betis volta a disputar o título da Copa do Rei, nesta quinta-feira (3), a equipe conquistou um empate por 1 x 1, dentro de casa, frente ao Rayo Vallecano e carimbou sua vaga para a grande decisão. Isso só foi possível por ter vencido por 2 x 1, no estádio de Vallecas, na partida de ida da semifinal.
Terceiro colocado no Campeonato Espanhol e nas oitavas da Liga Europa, o Betis vai em busca da sua terceira taça da Copa do Rei, torneio em que foi campeão em 1977 e 2005.
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.
O JOGO
O jogo foi equilibrado, com um leve domínio do Betis, que teve mais posse de bola e conseguiu criar mais oportunidades de gol.
O Betis tentou resolver o jogo durante os primeiros minutos, cadenciando mais a bola. Juanmi poderia ter inaugurado a contagem aos seis, mas sua cabeçada rendeu uma grande defesa de Luca Zidane. Entretanto, o Rayo Vallecano conseguiu encaixar sua marcação adiantada e igualou a partida com o passar dos minutos.
O duelo era travado, mas os béticos assustavam mais quando tinham espaço. Aos 36, Luca Zidane salvou de novo, em passe de Álex Moreno que desviou em Mario Suárez e quase entrou contra. Os andaluzes apertaram um pouco mais o passo antes do intervalo, sem sucesso.
O segundo tempo teve mais espaços. Pathé Ciss assustaria num tiro por cima para o Rayo Vallecano, enquanto William Carvalho respondeu pelo Betis com uma batida desviada na marcação. Os madrilenos precisavam arriscar mais, mas não conseguiam exercer uma pressão.
A sorte é que o Betis também não vivia sua noite mais inspirada e perderam algumas chances de matar o jogo por volta dos 30 minutos. Assim, aos 35, o talento de Bebé fez a diferença para o Rayo abrir o placar. Numa cobrança de falta da intermediária, o português resolveu bater direto e mandou uma boa cheia de efeito, no alto da meta de Claudio Bravo, que não conseguiu alcançar
+Saiba tudo sobre o Futebol Internacional clicando aqui
O golaço do Rayo finalmente acordou o Betis, que precisava de um gol para se classificar. Joaquín e Borja Mayoral saíram do banco, nos lugares de Juanmi e Willian José, para se provarem decisivos. O empate quase saiu aos 38, numa batida de Nabil Fekir que Luca Zidane não segurou e a bola só não entrou porque Ivan Balliu fez um corte espetacular em cima da linha.
O Rayo Vallecano precisava só se segurar, o que fez durante os 90 minutos, mas o castigo veio nos acréscimos. Borja Iglesias aproveitou o rebote para encher o pé e classificar o Betis à decisão da Copa do Rei.
SEQUÊNCIA
Classificado para a grande final, o Real Betis vai enfrentar o Valencia, que eliminou o Athletic Bilbao na última quarta-feira. A decisão será em jogo único, no Estádio Olímpico de La Cartuja, na cidade de Sevilha. A partida acontecerá no dia 23 de abril.