Nesta quarta-feira, às 16h30, Atlético-MG e Caldense realizam o primeiro confronto das semifinais do Campeonato Mineiro. O confronto, com mando da Veterana, não será realizado no Ronaldão, em Poços de Caldas, mas no Mineirão, por causa da utilização do VAR, conforme regulamento da Federação Mineira de Futebol.
Está não será o primeiro confronto eliminatório entre Galo e Caldense, que se enfrentam desde 1972. Será a sexta vez e o Galo eliminou a Veterana em todos os confrontos. O primeiro confronto foi em 1976, na final da Taça Governador do Estado. O alvinegro venceu em Poços, por 2 a 1, e empatou no Mineirão por 0 a 0, levantando o troféu.
O segundo confronto foi pelas quartas-de-finais do Mineiro de 1998. Na primeira partida, no Ronaldão, o Galo venceu por 2 a 0, gols de Marques e Lincoln. No segundo jogo, no Mineirão, o Galo venceu por 3 a 1.
Cinco anos depois, aconteceu o único encontro entre as equipes por competições nacionais. Pela Copa do Brasil de 2003, o Galo eliminou a Veterana com duas vitórias. A primeira por 1 a 0, gol de Lúcio Flávio, e a segunda por 4 a 0, gols de Alessandro Cambalhota e Guilherme (3 vezes).
+Everson é convocado para Seleção Brasileira e aumenta lista de desfalques do Atlético-MG
No ano seguinte, mais duas vitórias do Atlético-MG, pelas semifinais do Campeonato Mineiro. No Ronaldão, 3 a 0, com gols de Dejair, Michel Pereira e Wagner. Na volta, em Belo Horizonte, vitória por 3 a 1, gols de Dejair, André Luiz e Juninho Arcanjo.
Mais recentemente, os dois times se enfrentaram na final do Campeonato Mineiro de 2015. A Caldense teve uma campanha melhor e teve a oportunidade de fazer o último jogo em casa, mas optou por realizar a partida em Varginha.
No primeiro jogo, houve empate por 0 a 0. No segundo jogo, vitória do Galo por 2 a 1, gols de Jô e Thiago Ribeiro.
Para a partida de quarta, Antonio Mohamed deverá ter muitos desfalques. Vargas, Arana, Savarino, Godín e Alonso foram convocados. Além disso, Mariano e Dodô estão lesionados. El Turco não terá nenhum lateral esquerdo disponível e poderá improvisar na posição.
Por fim, o Galo fará dois jogos seguidos no Mineirão, evitando uma viagem, em um momento que o Estadual está terminando e, logo em sequencia, já tem o inicio da Libertadores e do Brasileirão.