Depois de vencer o Fluminense no último domingo (27), o Botafogo se despediu do Campeonato Carioca e, agora, vai iniciar a preparação para o Brasileirão, já com o novo treinador, Luís Castro, e os reforços da era SAF. Nesse sentido, o Glorioso buscou, e ainda busca, jogadores de maior nível técnico para a equipe titular. Na verdade, com exceção de Gatito, todos os atuais titulares têm chances de ir para o banco.
Mesmo assim, ficou claro que o elenco do início da temporada possui alguns bons valores, principalmente entre os jovens jogadores, que podem crescer sob o comando de um técnico especialista em categorias de base. Portanto, o Esporte News Mundo reuniu cinco atletas que podem ter um papel de importância.
Gatito Fernández
No Botafogo desde 2017, Gatito Fernández se tornou sinônimo de segurança no gol alvinegro. Apesar de longos períodos de lesão, ele nunca deixou de ter a simpatia de grande parte da torcida e voltou a ser titular absoluto nesta temporada.
O nível ainda está um pouco abaixo dos seus melhores momentos pela equipe, mas o paraguaio já salvou em algumas partidas e, não a toa, é dono da única posição do elenco em que o Glorioso, por hora, não busca um novo titular no mercado.
Daniel Borges
Com a lesão de Rafael, Saravia foi contratado para assumir a lateral-direita no primeiro semestre. O argentino já demonstrou uma qualidade técnica inquestionável, mas não deixa de ser uma aposta, pela grave lesão que o atrapalhou nos últimos meses.
Nesse sentido, Daniel Borges ainda pode ter um papel importante no novo elenco para o Brasileirão. Apesar de não ser unanimidade para a torcida, é líder em assistências de maneira isolada na temporada (seis no total), se saiu muito bem nas semifinais e tem características que podem fazê-lo se encaixar no esquema de Luís Castro.
Chay
Chay vem passando por altos e baixos e ainda busca se encontrar nesta temporada, mas, por hora, segue com status de titular, já que o sonhado meia ofensivo ainda não chegou. O meio-campista se tornou o principal articulador do time campeão da Série B e foi comprado junto a Portuguesa-RJ.
Habilidoso, ele tem futebol para, no mínimo, ser uma peça útil no banco do Botafogo nas competições mais importantes do ano. No jogo do último fim de semana, o meio-campista finalmente mostrou o futebol da temporada passada e se destacou com duas assistências, ganhando confiança para o Brasileirão.
Matheus Nascimento
Maior ativo do elenco do Botafogo atualmente, Matheus Nascimento, enfim, se adaptou aos profissionais. O jovem atacante, de apenas 18 anos, é vice-artilheiro na temporada com cinco gols, e fez ótimas partidas no Estadual, com boa movimentação e um papel de pivô interessante.
Como Luís Castro é conhecido por trabalhar bem com jovens, o centroavante tem tudo para crescer ainda mais na temporada.
Erison
Erison veio como aposta do Brasil de Pelotas, e acabou se consolidando como o principal reforço dos que vieram no início da temporada. Com força física notável e um ótimo posicionamento, ele é o artilheiro do Botafogo no momento, com oito gols, mesmo sem ser titular absoluto.
Em um time arrumado, o centroavante de 22 anos tem condições de fazer ainda mais gols e se tornar uma opção de luxo no banco de reservas, já que o Glorioso pretende trazer um jogador renomado para a posição e negocia com o israelense Eran Zahavi.
Outros nomes com potencial
Em um passado não tão distante, Kanu já foi pilar defensivo no Botafogo. Hoje, porém, é um dos alvos da torcida após seguidas falhas nesta temporada. Mesmo assim, ele conta com a admiração de John Textor e tem condições de dar a volta por cima com Luís Castro. Ainda na zaga, mesmo no banco, Joel Carli pode continuar exercendo seu papel de liderança no elenco alvinegro.
Como citado, Luís Castro é bastante conhecido por ser um especialista em categorias de base. Nesse sentido, jovens promessas, como Lucas Mezenga, Breno, Romildo, Kayque, Raí e Rikelmi, entre outros, têm condições de evoluir seu futebol sob o comando do treinador português.