O Flamengo estreou na Copa Libertadores 2022 ganhando do Sporting Cristal por 2 a 0. Mas o resultado positivo não pode mascarar algumas falhas no time, que são visíveis desde os resultados ruins no Campeonato Carioca.
O time ainda tem uma saída de bola deficiente. Um cenário parecido à final do Campeonato Carioca: quando os três zagueiros têm a bola, os volantes – no caso de ontem, Arão e Thiago Maia – estão à frente da defesa. O problema é que eles não se movimentam e viram alvos fáceis de marcação. Basta os atacantes adversários encostarem nos dois jogadores e o time fica sem opção de passe, forçando saída pelos lados. Isso também obriga lançamentos, principalmente de David Luiz: foram oito bolas longas no jogo.
O Flamengo chegou ao primeiro gol em ótimo cruzamento de Matheuzinho para Bruno Henrique cravar. Mas essa foi a única jogada de efeito no último terço do campo no primeiro tempo. O time apresenta dificuldade de criação. Das quatro finalizações do primeiro tempo, além da que gerou o gol, foram dois chutes de longe e um arremate de Andreas no meio do gol. No segundo tempo, o time, em alguns momentos, se aproveitou dos espaços deixados pela defesa do Sporting Cristal para gerar perigo – e assim, chegou ao segundo gol, em bom passe de Lázaro para Matheuzinho, aos 43 minutos.
+ Filipe Luís pode ser comentarista da Globo na Copa do Mundo
+ Ainda em recuperação, Rodrigo Caio completa quatro meses sem atuar pelo Flamengo
Por sinal, o Flamengo se aproveitou dos espaços deixados porque assumiu uma postura defensiva depois do intervalo: se fechou em duas linhas de quatro e chamou o adversário. Na segunda etapa, o Sporting Cristal teve 58% de posse de bola e chegou com perigo em algumas ocasiões. Hugo Souza fez uma grande defesa que impediu o empate dos peruanos, quando ainda estava 1 a 0. Bolas aéreas e transições ofensivas geravam perigo em uma defesa espaçada do Rubro-Negro. Se o clube peruano – apenas o 8º colocado em sua liga nacional – tivesse mais qualidade, fatalmente empataria o jogo.
Além das falhas coletivas, alguns jogadores parecem estar fora de sintonia com o coletivo. Mais uma vez, Gabigol, com a bola nos pés, não contribuiu tecnicamente. Thiago Maia voltou fora de ritmo e errou passes crassos. Willian Arão, lento e errando fundamentos básicos, teve uma atuação ruim. Andreas, mais avançando, buscou o jogo. Destaques individuais ficaram para os garotos: além de Matheuzinho, com gol e assistência, João Gomes e Lázaro entraram bem.
A fraqueza do adversário gera preocupações e deixam o torcedor com uma correta sensação de que o time pode – e deve – apresentar muito mais. Mas nem tudo é ruim. O Flamengo conseguiu uma vitória fora de casa na Libertadores. O resultado positivo, mesmo com o desempenho abaixo, é importantíssimo. Principalmente em um contexto onde notícias que denunciam instabilidade nos bastidores aparecem a cada dia.
O próximo jogo do Flamengo é contra o Atlético-GO, neste sábado (9), às 19h, no estádio Antonio Accioly. A partida será a estreia no Campeonato Brasileiro 2022. Na semana seguinte, o Mais Querido volta à campo pela Libertadores contra o Talleres, no Maracanã.
*As estatísticas neste texto são da plataforma SofaScore
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.