O armador do Boston Celtics venceu o prêmio pela primeira vez na carreira. Com ele estavam concorrendo o pivô do Utah Jazz, Rudy Gobert e Mikal Bridges, ala do Phoenix Suns. Smart é o primeiro armador a ganhar o prêmio de Jogador Defensivo do Ano desde Gary Payton em 1996.
Para ser eleito o Jogador Defensivo do Ano, Smart foi o mais votado entre um comitê formado por jornalistas e comentaristas não só dos Estados Unidos mas também do Canadá, que conta com um time na liga (Toronto Raptors).
Uma das lideranças do Boston Celtics, o jogador é um dos responsáveis pela melhora do time dentro de quadra e um dos principais responsáveis pela conquista do segundo lugar da Conferência Leste, ficando apenas dois jogos atrás do Miami Heat.
As médias defensivas de Marcus Smart são de 1,7 roubos de bola e 0,3 tocos. Ofensivamente, o armador conta com médias de 12,1 pontos, 5,9 assistências e 3,8 rebotes anotados. Smart também é um grande contribuinte de bolas do perímetro: O armador acerta 33% dos chutes de três pontos.
Mikal Bridges, um dos adversários de Smart na disputa pelo prêmio, têm médias de 0,1 bloqueios, e 1,2 roubos enquanto Rudy Gobert possui 2,1 bloqueios e 0,7 roubos de bola. Os Suns foram a terceira melhor defesa da NBA na temporada regular. Já a defesa do Utah Jazz ficou na décima posição.
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.
A contribuição de Smart para a defesa dos Celtics fez com que a equipe de Boston chegasse aos playoffs como a melhor defesa da liga, cedendo apenas 100 pontos em média. O armador contribuiu no jogo 1 dos playoffs contra o Brooklyn Nets, contribuindo com a defesa para limitar Kevin Durant em apenas 23 pontos.
Embora Kyrie Irving tenha anotado 39 pontos, os Celtics venceram a partida disputada no TD Garden por 115 a 114 abrindo 1 a 0 na série. Smart anotou 20 pontos, 7 rebotes e 6 assistências. O próximo jogo será disputado também na casa dos Celtics, na próxima quarta – feira, 20.