O insider Fabrizio Romano confirmou nesta quarta-feira (27) a informação divulgada pelo ‘AS’ da Espanha de que o zagueiro Jules Koundé do Sevilla será o novo reforço do Barcelona. O jogador estava sendo negociado com o clube catalão há alguns dias e, após a interferência de Xavi, o acordo foi selado.
Segundo outro jornal espanhol, o ‘Marca’, a transação envolve 50 milhões de euros fixos (268 milhões de reais na conversão atual) mais variáveis que podem alcançar os 10 milhões de euros (53 milhões de reais). O Barcelona realizará o pagamento de maneira parcelada pelo atleta, diante das dificuldades financeiras vividas pelo clube catalão.
A boa relação entre o Barcelona e o Sevilla ajudou no aceite do clube andaluz.
O Esporte News Mundo checou as informações da imprensa espanhola e cerca de 5 milhões de euros das variáveis serão facilmente atingidas pelo jogador, que foi um pedido direto do treinador Xavi.
O comandante catalão influenciou parte das tratativas, insistindo fervorosamente nos bastidores do Camp Nou para que o clube fizesse uma oferta oficial. A movimentação de Xavi aconteceu logo após o ‘não’ do Sevilla ao Chelsea da Inglaterra, que segundo boatos ofereceu uma proposta melhor.
Recuperado de uma lesão, Koundé está em pré-temporada com o clube andaluz e assim que recebeu a oferta catalã, ainda na segunda-feira passada, já havia sinalizado com o ‘aceite’. Ainda não foi divulgado o tempo de contrato e o salário que o zagueiro receberá em seu novo clube.
Vale ressaltar que o Barcelona passa por enormes dificuldades financeiras e está na mira da La Liga sobre as seis contratações que realizou em 2022, incluindo a do polonês Lewandowski, considerado o principal reforço da era Xavi. O clube catalão ainda negocia com outros dois jogadores espanhóis, Azpilicueta e Marcos Alonso.
Agora com Koundé no elenco, o Barcelona tem um jogador de 23 anos, da nova safra do futebol francês e que chega como um dos atletas mais promissores atualmente. O jovem surgiu no Bordeaux e chegou ao Sevilla em 2019, ao todo nas temporadas em que atuou na Espanha possui 134 jogos e nove gols.
Sevilla serve bem a Catalunha
A relação de Barcelona com Sevilla é bem próxima, ambos os clubes gozam de uma respeitosa história conjunta e em contribuição com transferências e até mesmo em posicionamentos políticos. Principalmente beneficiando a Catalunha, região separatista da Espanha, que busca a independência há mais de 100 anos.
Fora do campo político, o clube andaluz forneceu ao Barcelona um número considerável de jogadores que se tornaram ídolos do azulgrená; Os dois mais marcantes na história recente foram o brasileiro Dani Alves e o croata Ivan Rakitic, que inclusive atuaram juntos.
A transação de Koundé se parece muito com a do brasileiro Dani Alves em meados de 2008, quando o lateral-direito recebeu ofertas do Chelsea e do rival Real Madrid. O Barça acabou pegando a dianteira por oferecer um tempo maior de contrato ao jogador.
Outras contratações também tiveram sua importância Keita, Adriano, Lenglet são os principais nomes recentes que tiveram êxito em Sevilla e logo depois passaram pelo Barcelona. O croata Rakitic retornou ao clube andaluz após uma passagem vitoriosa pela Catalunha.
Essas e outras notícias sobre o Mercado da Bola você acompanha no Esporte News Mundo.