POR LAÍS POLITI E OTÁVIO TRINDADE
Depois de seis meses com as atividades interrompidas por causa do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, o vôlei brasileiro retorna nesta sexta-feira, 11, com o Campeonato Paulista masculino.
O retorno dos jogos da modalidade será marcado pelo duelo entre Vôlei Renata x Vedacit Guarulhos, a partir das 18h desta sexta, no Ginásio do Taquaral, em Campinas. Cinco equipes vão disputar a primeira fase da competição. Conheça os times que vão brigar pelo título Paulista:
EMS/TAUBATÉ FUNVIC
Para a temporada 2020/2021, o EMS/Taubaté Funvic vem com um elenco recheado de estrelas. Com cinco medalhistas do ouro Olímpico de 2016, no Rio de Janeiro, o Taubaté está em busca do pentacampeonato consecutivo do Paulista. O clube, que é o atual campeão da Superliga Masculina, contará com a chegada do levantador Bruninho e do ponteiro Maurício Borges para reforçar a equipe.
O elenco do Taubaté será formado pelos ponteiros Maurício Borges, João Rafael, Vitor Yudi, João Franck e Douglas Souza, pelos centrais Bruno Biella, Lucão, Maurício Souza e Riad, pelos levantadores Bruninho, Rapha e Fabiano Souza, pelos opostos Felipe Roque e Gabriel Cândido, e pelo líbero Thales. Oito dos 15 atletas estão em sua primeira passagem pelo clube, que será comandado pelo técnico argentino Javier Weber.
O EMS/Taubaté Funvic é um dos times mais novos da elite do vôlei brasileiro e participa da Superliga há muitos anos. Em 2014, a equipe conquistou seu primeiro Campeonato Paulista e foi vice-campeã da Superliga. Além do título de campeão brasileiro na temporada de 2018/2019, o clube ainda ganhou a Copa Brasil duas vezes (2015 e 2017), e agora busca reconquistar o estado e o país.
A estreia do Taubaté no Campeonato Paulista será na próxima sexta-feira, 18 de Setembro, contra o Vedacit/Vôlei Guarulhos, às 22h30.
VOLEI UM ITAPETININGA
Time mais jovem do Campeonato Paulista, o Vôlei UM Itapetininga manterá a fórmula que funcionou nas últimas temporadas e que garantiu a classificação da equipe para a próxima Superliga. O jogador mais experiente do elenco é o ponteiro Guilherme Emina, de apenas 26 anos, que tem a missão de manter o clube na elite do vôlei nacional.
O elenco do Vôlei UM Itapetininga contará com os centrais Johan, Thales Falcão, Victor e Gabriel Souza, os opostos Bertolini e Guilherme Sabino, os levantadores Winck e Eduardo Carísio, os líberos Rogerinho e Felipinho, e os ponteiros Victor Baesso, Guilherme Emina, Adriano Fernandes e Marcarini. O time será comandado pelo técnico Pedro Uehara, que treinará a equipe pela segunda temporada consecutiva. Dos 14 atletas, apenas cinco são renovações da última temporada, contudo, os ponteiros Victor Baesso e Guilherme Emina já tiveram passagens pelo projeto.
O Vôlei UM Itapetininga estreia nesta sexta-feira, 11 de Setembro, contra o Sesi-SP, às 21h30.
VEDACIT/VÔLEI GUARULHOS
Estreante na Superliga A, o Vedacit/Vôlei Guarulhos garantiu sua vaga no Paulista após uma subida meteórica de três divisões em três temporadas. O clube contará com cinco novidades para os próximos campeonatos entre os 15 atletas confirmados.
A equipe será formada pelos centrais Pedrão, Geovane e Polegar, pelos ponteiros Rammé, Deivid, Pantaleão e Thiago Alves, pelo oposto Alemão, pelos levantadores Adami, Mathaus e o capitão Sandro, e pelos líberos Alexandre e Vanderson. O técnico Guilherme Novaes também manteve a comissão técnica para a próxima temporada.
O Vedacit/Vôlei Guarulhos estreia no Campeonato Paulista nesta sexta-feira, 11 de Setembro, contra o Vôlei Renata, às 18h.
VÔLEI RENATA
Vice-campeão em 2019, este ano o Vôlei Renata busca título inédito. Sem jogar desde o dia 08 de março, a equipe de Campinas voltou aos trabalhos para se preparar para o Paulista em meados de julho. Mesmo com o longo período de preparo, voltar às quadras depois de tanto tempo será um grande desafio.
Para o retorno, a equipe conta com uma série de novos reforços: o levantador Cristiano, o central Barreto, os ponteiros Renan e Temponi e do oposto Leandro Vissotto, que é a grande aposta do time.
O Vôlei Renata joga pela primeira vez nesta sexta-feira, às 18h, contra o Vôlei Guarulhos.
SESI-SP
A equipe do SESI/SP já conquistou quatro títulos paulistas, nos anos de 2009, 2011, 2012 e 2013. O time é presença constante em finais de torneios nacionais e da América do Sul, sendo uma das equipes de destaque do Brasil.
Porém, nesta temporada, precisa encarar um novo desafio. Após a saída de atletas veteranos como Éder, Sidão, William, Lucas Loh e Alan, além do técnico Rubinho, o Sesi estreia no Paulista com um time totalmente novo. O técnico da equipe, Marcelo Negrão, é estreante no Sesi como treinador de times adultos, mas tem muita história dentro das quadras. O treinador já foi campeão olímpico nos Jogos de Barcelona.
O Sesi-SP estreia nesta sexta, 11 de setembro, às 21h30, contra o Itapetininga, no Sesi Vila Leopoldina (transmissão SporTV 2).
Quer saber tudo sobre esses grandes duelos? Acompanhe o Campeonato Paulista de vôlei aqui no Esporte News Mundo!