O UFC Vegas 61 aconteceu neste sábado (1/10) abrindo a programação do mês da principal organização de MMA do mundo. Um duelo de pesos-palha, entre Mackenzie Dern e Yan Xiaonan, marcou a luta principal do evento.
A chinesa conseguiu durante grande parte da luta barrar as investidas da brasileira nascida nos EUA de levar a luta no solo e teve mais sucesso na trocação. Xiaonan conseguiu escapar em duas oportunidades de ser finalizada e conseguiu a vitória.
LEIA TAMBÉM
+ McGregor volta a causar polêmica no UFC mesmo sem lutar; entenda o caso
+ Makhachev quer lutar contra Volkanovski se conquistar cinturão, diz treinador
A luta
O duelo começou bastante disputado e com Dern indo para cima na trocação, conseguindo bons golpes e levando o troco da chinesa. A expoente do jiu-jítsu procurava encaixar algumas quedas, mas Xiaonan conseguiu defender-se bem nas tentativas e neutralizar a rival no que ela tem de melhor.
No começo do segundo round, a chinesa foi ao ataque e pegou bem com bons socos. A resposta de Mackenzie Dern foi tentar de novo o takedown, sem sucesso, deixando espaço para Xiaonan bater forte com a esquerda. Mas a brasileira nascida nos EUA batalhou para tentar a chave de perna e, depois, se colocar para a omoplata e depois um triângulo, mas a chinesa conseguiu se salvar de ser finalizada no final.
Yan Xiaonan apostou em chutes baixos para abrir o terceiro round, mas Dern foi para a queda, sem conseguir manter a chinesa no chão. Xiaonan se colocou no embalo e passou a ser mais agressiva na trocação, balançando a brasileira num momento e, depois conseguindo encaixar vários golpes, com Mackenzie buscando responder na mesma moeda.
A chinesa novamente buscou começar o round, neste caso o quarto, indo na ofensiva. Dern tentou encaixar a queda e colocando Xiaonan contra a grade. A chinesa segue com a defesa de quedas em dia e respondeu com uma bela direita. A luta começava a ficar mais difícil para a brasileira nascida nos EUA, não conseguindo levar a luta para o chão e levando muitos socos e chutes na perna. Na parte final do round, Dern conseguiu a queda, mas sem conseguir muito.
No quinto round, Mackenzie Dern partiu para o ataque e já quedou a chinesa, indo para a montada e a tentativa de encaixar a chave de braço. Xiaonan procura se defender do ground and pound da brasileira e vai barrando as investidas de finalização desta. Nos segundos finais, Dern conseguiu encaixar a chave de braço, mas a luta se encerrou antes dela capitalizar. Pelo domínio na luta inteira, Yan Xiaonan conquista a vitória no main event do UFC Vegas 61
A noite dos outros brasileiros
Co-main event da noite, o veteraníssimo Francisco Massaranduba encarou Randy Brown para tentar embalar sequência. Depois de embalar boa sequência de golpes no primeiro round, o lutador de 44 anos teve que lidar com uma luta mais equilibrada no segundo e buscando mais o ataque no terceiro. Apesar do esforço, o jamaicano levou a melhor dentre os juízes laterais.
Sem vencer há duas lutas, Raoni Barcelos encarou Trevin Jones e não deixou qualquer margem para duvidarem de seu desempenho na noite deste sábado. O brasileiro foi agressivo tanto em pé como no chão e controlou todo o combate de forma avalassadora e irretocável para conseguir a vitória na decisão dos juízes.
No card preliminar do UFC Vegas 61, dois brasileiros brilharam com nocautes brutais. Parceiro de treinos de Charles do Bronx, Daniel Wilycat fez uma luta bastante movimentada contra John Castañeda e chegou a sofrer nas mãos do rival. Mas, no segundo round, o brasileiro virou o jogo na trocação e encaixou uma série de vários golpes para conseguir sua primeira vitória no Ultimate.
Já Joaquim ‘Netto BJJ’ Silva estava com o joelho em dia no evento. O brasileiro encarou Jesse Ronson em busca da reabilitação depois de duas vitórias seguidas. Numa luta na qual teve controle das ações em boa parte do duelo, ‘Netto BJJ encaixou uma belíssima e certeira joelhada voadora que acabou iniciando a sequência que lhe daria a vitória.
Resultados UFC Vegas 61 – Dern x Xiaonan
Card principal
Yan Xioanan venceu Mackenzie Dern por decisão unânime dos juízes
Randy Brown venceu Francisco Massaranduba por decisão unânime dos juízes
Raoni Barcelos venceu Trevin Jones por decisão unânime dos juízes
Sodiq Yusuf venceu Don Shainis por finalização (0:30 do R1)
Mike Davis venceu Viacheslav Borshchev por decisão unânime dos juízes
Card preliminar
Daniel Wilycat venceu John Castañeda por nocaute (4:28 do R2)
Ilir Latifi venceu Alexey Oleynik por decisão unânime dos juízes
Joaquim ‘Netto BJJ’ Silva venceu Jesse Ronson por nocaute técnico (3:02 do R2)
Brendan Allen venceu Krzysztof Jotko por finalização (4:17 do R1)
Chelsea Chandler venceu Julija Stoliarenko por nocaute técnico (4:15 do R1)
Guido Cannetti venceu Randy Costa por finalização (1:04 do R1)