No último domingo, 09 de outubro, Atlético-MG e Ceará se enfrentaram no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro. A partida, que terminou empatada, teve logo no inicio, um lance que precisou ser utilizado o VAR, após a bola bater no cotovelo do zagueiro cearense dentro da área.

A arbitro de vídeo, Rodrigo Guarizo Ferreira, chamou o arbitro principal, Flávio Rodrigues de Souza, para verificar o lance de possível penal para o Atlético-MG. Para Guarizo e os outros assistentes da cabide do VAR, a braço aberto está bloqueando a passagem da bola, aumentando seu espaço corporal.
Jogador está com o braço para trás, ok. Segue. Vai seguir. Quando ele vai cruzar, abre o braço, tá, e deixa o braço duro para ter esse contato com a bola, tá, bloqueando claramente a passagem a bola. Souza, recomendo uma revisão de possível penal. Jogador abre o braço sim, tá, e atinge a bola aumentando seu espaço corporal.
Entretanto, após ser chamado para verificar, Flavio, teve outra interpretação do lance e que não marcaria o pênalti. Confira:
Ô Guarizo, mas olha só. Ele não faz o movimento adicional. Apesar do braço estar levemente o cotovelo aberto, ele está o tempo inteiro, jogando esse braço para trás. Ele está tomando cuidado o tempo inteiro. Apesar de pegar o cotovelo, está um pouco aberto, mas ele vira de lado e esse braço ele está tomando cuidado. Eu não vejo uma intenção principalmente pelo espaço que é muito curto e pela velocidade da bola, ele está com os braços para trás e essa bola pega. Eu vou seguir o jogo. Eu não vou iniciar com o tiro penal, não. Eu vou seguir o jogo.
+ Atlético-MG tem semana cheia para recuperar jogadores para duelo contra o Flamengo
+ Atlético-MG perde chance de retornar ao G6 após 12 rodadas
A partida terminou 0 a 0, com o Atlético-MG perdendo inúmeras oportunidades ao longo dos 90 minutos. A dificuldade de concluir as jogadas tem prejudicado o clube em algumas partidas, deixando escapar pontos importantes.
Na próxima rodada, o Galo joga fora de casa, contra o Flamengo. A partida vai acontecer no sábado, dia 15 de outubro, às 15h30. O time carioca está envolvido na final da Copa do Brasil e poderá poupar alguns jogadores contra o Atlético.
