As provas do torneio de atletismo nos Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022 começaram nesta quarta-feira (12), na pista do Comitê Olímpico Paraguaio, localizado em Luque, na capital paraguaia. Logo de cara o Brasil já conquistou sua primeira medalha dourada. Na oportunidade, Valdileia Martins, do salto em altura, conquistou o ouro após superar 1,87m.
A competidora também tentou ultrapassar 1,90m, mas a queda do sarrafo acabou com a possibilidade. Em entrevista concedida depois da prova, Valdileia desabafou, pois alcançar a marca serviria como uma conquista pessoal.
“Vim para o Paraguai para conseguir meu recorde, treinei muito para isso. Quando o sarrafo caiu, não acreditei, já estava comemorando. Tive muitas lesões nos últimos anos, mas não perco a esperança. Acho que saiu em 2023”, disse Valdileia.
Nos Jogos Sul-Americanos de Assunção, outros três atletas da modalidade já conquistaram pódio neste primeiro dia do torneio de atletismo. Ao lado de Valdileia, a pernambucana Sarah Suelen Freitas ficou com o bronze no salto em altura, ao atingir 1,78 metros.
Mais pódios para o Brasil
O Brasil ainda marcou presença no pódio do atletismo nas provas de marcha atlética. A saber, as disputas da modalidade foram realizadas em um circuto no Club Mbiguá, localizado na Bahia de Assunção.
Com isso, Viviane Santana Lyra, conquistou a medalha de prata após atingir 1:32:31, na prova de 20 quilometros feminino. Na próxima sexta-feira (14, a atleta do Rio de Janeira competirá nos 35 quilômetros. Já nos 20 quilometros masculino, o atleta brasiliense Caio Bondim conquistou um bronze.
“A prova foi de alto nível. Fico feliz de chegar entre os primeiros nesta disputa sempre difícil entre os sul-americanos. O circuto é bom, o clima também estava legal e espero chegar bem nos 35 quilômetros na sexta-feira”, finalizou o competidor que atingiu 1:21: 01.
As provas de atletismo nesta edição dos Jogos Sul-Americanos prosseguem até o próximo domingo (15).