Nascido e criado em São Paulo, Renan Oliveira teve passagens pela base do Nacional- SP e Juventus-SP, além de ter assinado com o São Bernardo, antes de se aventurar por países menos famosos do velho continente. E o ano de 2017 foi um grande divisor de águas na carreira do atacante brasileiro, quando Renan recebeu a proposta do ViOn, da Eslováquia. “Eu decidi me jogar de cabeça nessa aventura, não sabia muito sobre o futebol local, aprendi meio que na marra”, contou o jogador de 25 anos.
Nos anos seguintes, Renan passaria por Malta, Portugal e Ucrânia. Na última passagem pela ex-república soviética, defendendo o Kolos Kovalivka, distante 100 km da capital Kiev, Renan atravessou o momento mais assustador de sua vida: presenciar uma guerra in loco.
“Foram momentos assustadores, onde não sabíamos como seriam os dias seguintes, tive muito medo por mim e pela minha família, mas graças a deus não aconteceu nada conosco”, segundo Renan, que escapou da Ucrânia rumo a Romênia, em uma van emprestada pelo presidente do Kolos Kovalivka.
Em março, um mês após o início da guerra, Renan foi emprestado ao Žalgiris, tradicional clube da Lituânia, e a adaptação não poderia ter sido melhor: “O povo lituânio tem uma mentalidade mais aberta em comparação com os outros países ao redor”, reitera o brasileiro, que fala inglês e russo, devido aos anos de vivência no continente europeu.
E no campo, o atacante paulistano tem correspondido bem as expectativas, já são 21 gols em 39 jogos com a camisa do Zalgiris, com 15 marcados na A Lyga, o Campeonato Lituano. “Sem sombra de dúvidas é a minha melhor temporada, estou disputando uma competição europeia e somos líderes no campeonato local”, disse o atacante que pretende, se tudo der certo, continuar no clube após o término do empréstimo.
O Žalgiris não é apenas o líder, mas o campeão nacional de 2022 ao vencer o Hegelmann por 2 a 1 no último domingo (16). Apenas para cumprimento de tabela, Renan Oliveira irá entrar em campo às 14h da próxima quarta-feira (19), para enfrentar o Panevėžys fora de casa.