O pivô australiano Isaac Humphries, atleta do Melbourne United, da National Basketball League (NBL) da Austrália, falou abertamente sobre sua sexualidade em um vídeo divulgado pelas redes sociais da própria equipe.
No vídeo, Humphries reuniu todos colegas de time para se abrir sobre sua sexualidade. Sentado no vestiário junto de todos, o pivô de 24 anos anunciou sua homossexualidade, revelando sobre sua trajetória até então escondendo essa informação. O jogador revelou sua luta contra a depressão e sobre ter passado por tempos extremamente sombrios em sua jornada, mas que agora está feliz com quem ele é.
“Eu escondi algo sobre mim durante toda a minha vida, de todos que amo e até de mim mesmo às vezes. É uma verdade sobre mim que há muito tempo queria negar, mas agora me sinto à vontade para contar tudo a vocês. Essa verdade é que eu sou gay”, disse Humphries.
Humphries destacou sobre a responsabilidade de ser um bom exemplo como atleta para as pessoas, já que muitos olham para seus ídolos como representantes de seus valores.
“O meu objetivo com isso é representar essas pessoas, mostrar que você pode ser quem você quiser, não importa o que você faça. Você pode ser um ótimo jogador e ser gay. Eu só quero ser quem eu sou. Eu descobri que essa é a minha missão de vida, e vou tentar ao máximo conseguir isso”.
APOIO AO JOGADOR
O executivo-chefe do Melbourne United, Nick Truelson, elogiou sua a coragem de Humphries e disse esperar que a bravura do jogador inspire outros a segui-lo. O comissário da NBL, Jeremy Loeliger, também manifestou seu apoio à Humphries, dizendo que o jogador sempre teve a maior consideração da liga e que ela o apoia desde o anúncio.
A NBA se pronunciou logo depois da repercussão do vídeo, alegando total apoio ao jogador.
“Estamos orgulhosos e gratos por Isaac ter compartilhado sua história. Nós sabemos o tamanho do impacto que sua honestidade e coragem vão ter em outras pessoas. Isaac tem o nosso inabalável respeito e apoio”, escreveu a instituição em suas redes sociais.
HISTÓRICO NO ESPORTE MUNDIAL
Em 2013, o jogador da NBA Jason Collins se declarou abertamente como homossexual. Na época, ele foi o primeiro jogador em atividade a se assumir. O presidente Barack Obama, Kobe Bryant e a Nike expressaram grande apoio público ao atleta.
No futebol, a estrela da seleção americana Megan Rapinoe também se abriu ao mundo ao expor sua sexualidade. Hoje, ela é um símbolo na luta contra a homofobia e um grande nome na comunidade LGBT.
Na NFL, o jogador do Tampa Bay Buccaneers, Carl Nassib, veio a público em 2021, comunicar sobre sua homossexualidade. O atleta expôs o medo por não saber se isso arruinaria sua carreira ou se as pessoas apoiariam ou não.