Copa do Mundo - Qatar 2022

Provocações, confusão e duas viradas: Sérvia e Suíça protagonizaram mais um confronto tenso na Copa do Mundo

Suíça
Photo by PATRICK T. FALLON/AFP via Getty Images

A Suíça venceu a Sérvia por 3 x 2 com uma revirada e se garantiu na próxima fase da Copa do Mundo no Qatar. O jogo aconteceu nesta sexta-feira, 2, e foi um dos melhores do torneio, mas novamente tensões extracampo chamaram a atenção e causou uma série de momentos nervosos durante a partida.

As duas seleções chegavam com uma rivalidade desde a Copa do Mundo de 2018 em que Xhaka e Shaqiri fizeram um símbolo de águia com as mãos, em alusão a bandeira da Albânia. Para entender melhor os acontecimentos que colocaram fogo antes do jogo é só ler a matéria a seguir:

+ Sérvia x Suíça: Entenda o conflito geopolítico que coloca tensão em jogo decisivo na Copa do Mundo

Embora os jogadores e técnicos tenham tentado colocar a rivalidade geopolítica de lado, na hora da bola rolar não foi bem assim. Logo no primeiro gol da Suíça, Shaqiri comemorou fazendo um gesto para os torcedores sérvios se calarem. A provocação foi respondida quando Vlahovic marcou o gol da virada da Sérvia ainda no primeiro tempo.

Shaqiri provocando os sérvios após marcar / Photo by Justin Setterfield/Getty Images

O técnico Dragan Stojkovic está sendo acusado de racismo por proferir xingamentos pesados no momento da virada. Segundo algumas fontes, pela leitura labial ele teria chamado Shaqiri e Xhaka de canalhas e ofendido suas mães, usando o termo ‘šiptarske’ que é um termo condescendente para os albaneses étnicos.

+ Técnico da Sérvia, Dragan Stojković, é acusado de racismo em Kosovo após gol contra a Suíça

Na segunda etapa, Xhaka, um dos atores de toda a tensão, fez um gesto obsceno para o bando de reservas e em albanês disse: “f*** a b***** da sua mãe, o que gerou uma confusão entre os jogadores que precisou ser contida.

Mais uma vez Sérvia e Suíça protagonizaram um jogo tenso e nervoso / Photo by Clive Rose/Getty Images

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Ao todo na partida foram 11 cartões amarelos e no fim ainda momentos de bate-boca, mas que terminou com a vitória da Suíça que conseguiu reverter uma derrota parcial de 2 x 1 para 3 x 2 após tomar a virada mesmo abrindo o placar. Os suíços novamente conseguiram superar os adversários e avançaram para as oitavas de final para enfrentar Portugal, e por um gol de diferença no saldo não se classifica em primeiro colocando o Brasil em segundo. Já a Sérvia cai na fase de grupos sem conquistar nenhuma vitória no Qatar.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo