Copa do Mundo - Qatar 2022

Sérvia x Suíça: Entenda o conflito geopolítico que coloca tensão em jogo decisivo na Copa do Mundo

Suíça
Photo by Clive Rose/Getty Images

Sérvia e Suíça se enfrentam nesta sexta-feira às 16h valendo vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo no Qatar. A partida acontece no grupo G, o mesmo do Brasil, mas a partida se estende muito além das quatro linhas. Suíça está com três pontos e a Sérvia com apenas um. O duelo promete muito pela importância da vitória para as duas equipes seguirem em frente no torneio e o conflito geopolítico que ganhou destaque após momentos que envolvem a história de jogadores.

Na edição de 2018 na Rússia as duas seleções se enfrentaram com vitória da Suíça por 2 x 1, mas a comemoração dos jogadores chamou atenção. Granit Xhaka e Xherdan Shaqiri marcaram os gols da virada da suíça na ocasião e celebraram o gol fazendo um sinal de águia com as mãos, fazendo alusão a bandeira da Albânia.

+ Sérvia x Suíça: prováveis escalações, onde assistir, arbitragem, palpites e odds

Comemoração dos jogadores em alusão a bandeira da Albânia / Foto: (Clive RoseGetty Images) / AFP via Getty Images

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Os dois jogadores são de origem albanesa kosovar, território disputado pela Sérvia até hoje. Shaqiri usava na sua chuteira a bandeira de Kosovo, país que não é reconhecido como independente por apenas 96 dos 193 estados-membros da ONU. Nos anos 90 o país viveu uma sangrenta guerra que colocava separatistas albaneses contra militares sérvios.

Os albaneses compõem 92% da população do Kosovo e os jogadores Xhaka e Shaqiri são de famílias refugiadas para a Albânia após o fim de Iugoslávia.

Tensão pré-jogo decisivo

Com esse acontecimento na Copa do Mundo de 2018, a rivalidade ganhou tons ainda maiores para o duelo que acontece amanhã. No vestiário da seleção da Sérvia no jogo contra o Brasil, foi colocada uma faixa com o mapa de Kosovo com a bandeira sérvia pintada por cima, acompanhada de uma mensagem ”nema predaje”, que traduzido do idioma sérvio significa “não se render”, colocando mais fogo ainda no jogo.

Vestiário da Sérvia colocou mais ingredientes de tensão / Foto: Twitter / Hajrulla Çeku
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo