Nesta sexta-feira (18) às 22:00 no horário de Brasília, Los Angeles Lakers e Denver Nuggets começam o embate pelo título da Conferência Oeste, e uma vaga na NBA Finals. Esse confronto que de uma certa forma é até surpreendente, promete muitas emoções para os fãs do melhor basquete do mundo.
O Denver Nuggets que está fazendo história nesses Playoffs, onde conseguiu duas viradas improváveis após estar perdendo por 3-1 na primeira rodada de playoffs contra o Utah Jazz, e depois na semifinal num confronto histórico contra o Los Angeles Clippers, continua em busca do seu primeiro título da NBA, e chega numa final de conferência após 11 anos, quando Carmelo Anthony levou o time até as decisões, perdendo para o próprio Los Angeles Lakers de Kobe Bryant por 4-2.
Os Los Angeles Lakers já estão mais descansados, porque eliminaram os Rockets no último sábado (12), e o seu rival dessa final, jogou até a última terça-feira (15). O time da Califórnia que contém 31 títulos de conferência, busca o trigésimo segundo agora contra os Nuggets. E ainda contam com 16 títulos da NBA, sendo o segundo no ranking, perdendo só para o Boston Celtics, com 17.
ESPERANÇAS EM LEBRON-DAVIS PARA O TÍTULO
LeBron James e Anthony Davis que nessa semana foram eleitos para o primeiro quinteto ideal da Liga, algo que não acontecia na franquia desde a temporada 2003-04 quando Kobe Bryant e Shaquille O’Neal foram eleitos. E além disso, desde a temporada 2006-07, com Steve Nash e Amar’e Stoudemire, quando atuavam pelo Phoenix Suns, dois jogadores de um mesmo time não eram escolhidos para o primeiro quinteto ideal.
Davis que lidera a equipe em pontos (27.6), rebotes (10.9) e tocos (1.5) nessa pós-temporada, vem fazendo excelentes jogos. E LeBron James que com está seleção para o quinteto ideal, ficou disparado em primeiro com mais votações para o melhor quinteto da NBA, com 16 escolhas seguidas, e com certeza isso dará um gás a mais para o já veterano jogador nessa reta final da temporada.
A equipe comandada por Frank Vogel tem tido boas atuações coletivas, principalmente na semifinal contra o Rockets, principalmente com Danny Green que parece ter ressurgido na pós-temporada. Alex Caruso como um cão de guarda, marcando muito bem, com roubos de bola e tocos. Mas o grande reforço para o Coach Vogel, foi a volta de Rajon Rondo, que tem saído do banco, e tem dado conta do recado enquanto LeBron ou Davis descansam, o “Playoff Rondo” está liderando a equipe em roubos de bola, com média de 2 roubos por jogo.
JOKIC E MURRAY TÊM A MISSÃO DE LEVAR OS NUGGETS AS FINAIS
Nikola Jokic e Jamal Murray têm feito história nos Playoffs da bolha. Na primeira fase dessa pós-temporada, Murray teve jogos absurdos, com pontuações incríveis, como no jogo 4 e jogo 6 contra o Utah Jazz, quando marcou 50 pontos. E Jokic que fez uma série espetacular contra o Clippers, e foi o primeiro jogador a liderar uma série de 7 jogos do Oeste em pontos, rebotes e assistências, somando ambos os times. É a terceira vez que ele faz isso. Em 4 séries na carreira.
Todos davam o Clippers como favoritíssimo, e o Nuggets chegou a estar sendo derrotado por 3-1, com grande atuação coletiva, virou a série e chegou até a final.
E o time de Denver que é comandado por Michael Malone, tem feito um belo trabalho à frente da equipe, com uma reformulação no elenco que vem há anos, e com contratações cirúrgicas. Como a vinda de Jerami Grant de OKC, e ele lidera a equipe em tocos, e também ao rookie Michael Porter Jr. que parece não sentir os Playoffs, sendo o terceiro cestinha da equipe com 11.1 pontos, jogando em média 15 minutos em quadra, e o experiente Paul Millsap para dar cadencia ao time. É um time muito bem treinado.
HISTÓRICO DO CONFRONTO
Esta será a sétima vez em que Los Angeles Lakers e Denver Nuggets se encontrarão nos Playoffs, até hoje, o time do Colorado nunca venceu uma série contra o Lakers. Será que o tabu será quebrado?