Nesta quinta-feira (19), o Tottenham sofreu mais uma derrota em clássicos disputados na temporada 2022/23 da Premier League.
Após abrir 2 a 0 diante do Manchester City na reta final do primeiro tempo em pleno Eithad Stadium, a equipe comandada por Antonio Conte sofreu quatro gols e não conseguiu acompanhar a intensidade física do advesário.
A derrota impediu que os Spurs conseguissem se aproximar do G-4 da Premier League, ocupado neste momento por Newcastle, Manchester United, Manchester City e Arsenal (em ordem de colocação na tabela).
Na entrevista coletiva, o técnico do Tottenham defendeu a atuação da equipe e ressaltou que houve uma melhora de performance em comparação com os dois clássicos na última temporada. Porém, ressaltou a fragilidade defensiva com a grande quantidade de gols sofridos.
— Acho que tenho que analisar muito bem o jogo. Se eu tiver que comparar este jogo com a temporada passada, hoje jogamos muito melhor. O desempenho foi bom. Jogamos com personalidade, criamos problemas para o Manchester City. Na temporada passada jogamos um longo período dentro da nossa área para defender o resultado, depois um contra-ataque e dois gols pelas costas. Hoje fomos muito corajosos. — começou falando o técnico do Tottenham.
— Na última temporada tivemos um pouco de sorte e nesta temporada tivemos uma grande chance de 2-2. O jogo mudou totalmente e o aspecto mental afetou após o 3-2. Em comparação com a temporada passada, estamos sofrendo muitos gols. Quatro gols no segundo tempo, é a primeira vez na minha carreira que um time meu faz isso. Temos de continuar a trabalhar e tentar fazer o nosso melhor. — continuou Conte
Antonio Conte também foi perguntado em relação ao momento atual da temporada, justamente pelo fato de uma vaga à próxima UEFA Champions League (via Premier League) estar cada vez mais distante. Pressionado, o treinador ressaltou as questões pessoais mas afirmou que seguirá focado completamente no trabalho do clube de Londres.
— Acho que temos que tentar entender que estamos falando de duas situações diferentes. Com certeza sob o aspecto pessoal é uma temporada difícil pelo que aconteceu (em relação ao falecimento de três amigos) mas agora essa situação não é importante. Esta situação é a minha situação pessoal e então será o momento de tomar a decisão certa para mim, para o futuro, para a minha família, mas esta situação não afeta o trabalho e não afeta a equipe. Estou realmente focado. — disse Conte
— Em vez disso, sei qual é a minha tarefa nesta situação e estou trabalhando muito porque quero melhorar. Quero melhorar a equipe e o clube com a minha visão, com a minha ideia, com as minhas sugestões. Estou totalmente dentro da nova situação e sei que minha tarefa é fazer parte desse processo e tentar, com um time em transição, começar a se solidificar e construir uma base sólida e tentar construir um time pronto para lutar e ganhar. — finalizou o técnico dos Spurs.