DOR | 1-0 | CHE |
---|
Em excelente duelo disputado no Signal Iduna Park nesta quarta-feira (15), o Borussia Dortmund superou o Chelsea por 1 a 0 no jogo de ida das oitavas de final da Champions League.
O primeiro tempo terminou sem gols mesmo com chances consideráveis para ambas equipes, principalmente para os Blues com duas oportunidades desperdiçadas por João Félix. Na etapa complementar, o Borussia garantiu a vitória com golaço de Adeyemi em contra-ataque fatal.
A decisão da vaga para as quartas de final ocorrerá no dia 7 de março, a partir das 17h pelo horário de Brasília, no Stamford Bridge.
Chelsea teve chances de maior perigo no primeiro tempo
Em relação à vitória contra o Werder Bremen no último final de semana, o Borussia Dortmund chegou para este duelo com quatro alterações. O lesionado Youssouf Moukoko deu lugar para Sebastien Haller no terço final. Wolf, Ozcan e Adeyemi também foram acionados nos lugares de Ryerson, Reyna e Reus.
Do outro lado, o Chelsea executou três mudanças na equipe titular em relação ao empate contra o West Ham. Noni Madueke e Benoit Badiashil estão indisponíveis, enquanto Cucurella perdeu espaço por opção técnica. Ziyech, Koulibaly e Chilwell foram os escolhidos por Graham Potter.
A intensidade do primeiro tempo esteve presente durante todo o momento, mas as chances reais de gol começaram a surgir a partir dos 18′. O Borussia ameaçou com Bellingham lançando Wolf com espaço para surgir nas costas de Chilwell no terço final. Com espaço, chutou ao lado do lavo e desperdiçou a oportunidade.
Na sequência, Brandt liberou a bola nos pés de Haller dentro da área pelo lado direito e chutou rasteiro na rede pelo lado de fora. Porém, as principais chances de gol antes do intervalo foram dos Blues, que conseguiram neutralizar o Dortmund com 4-4-2 defensivo.
Aos 31′, João Felix liderou o contra-ataque e fez a tabelinha com Ziyech para receber na grande área e chutar de primeira, desperdiçando a chance de ouro com chute por cima do gol mesmo com a liberdade. Depois, o português lançou Havertz e recebeu na frente de Sule, mas a bola acabou parando no travessão.
Borussia Dortmund marcou golaço em contra-ataque fatal no 2º tempo
No segundo tempo, o Chelsea retornou com mais posse de bola diante da estratégia defensiva do Borussia Dortmund, compacto atrás do meio-campo. Os Blues estiveram ocupando o terço final com frequência, sem levar perigo considerável.
Aos 9′, Reece James se aproximou mais do gol após escanteio pela direita, parando na defesa do goleiro Kobel. Na sequência, Mudryk ganhou da marcação pela esquerda e cruzou para Enzo Fernández chutar de primeira, mas o goleiro do Dortmund fez uma excelente defesa.
Após nova cobrança de escanteio, Raphael Guerreiro lançou Adeyemi pela esquerda, iniciando uma arrancada do campo defensivo e percorrer o campo inteiro, superando a marcação de Enzo Fernández para chutar firme e superar o goleiro Kepa num verdadeiro golaço do Borussia Dortmund, aos 18 minutos do segundo tempo.
Graham Potter resolveu apostar na entrada de Cururella no lugar de Mudryk após o gol, enquanto o Dortmund contou com as entradas de Modeste e Ryerson nos lugares de Haller E Wolf na defesa.
Reequilibrando a posse de bola, o Chelsea teve uma chance de ouro aos 32′, mantendo a pressão no campo ofensivo. Ziyech recebeu e chutou firme na direção de Kobel, que espalmou e viu a bola rolar para dentro do gol. Porém, o zagueiro Emre Can foi decisivo e tirou a bola em cima da linha, salvando o Dortmund.
Na reta final, os Blues tiveram mais uma oportunidade na bola parada depois que Ozcan derrubou João Felix perto da meia-lua, mas Ziyech chutou mal e isolou a cobrança. Em nova oportunidade nos acréscimos, Ziyech cobrou escanteio direto nas mãos do goleiro Kobel.
Aos 49 minutos do segundo tempo, na última chance de gol do Chelsea, Enzo Fernández ajeitou e bateu no ângulo esquerdo, mas Gregor Kobel fez outra grande defesa e garantiu a vitória do Borussia Dortmund.
FICHA TÉCNICA
BORUSSIA DORTMUND 1-0 CHELSEA
Data: 15/02/2023, 17:00
Estádio: Signal Iduna Park
Competição: UEFA Champions League 2022/23 – Oitavas de Final (Ida)
Gols: 2T 18′ Adeyemi (DOR)
Substituições – DOR: Modeste (S.Haller); J.Ryerson (M.Wolf); J.Byone-Gittens (K.Adeyemi)
Substituições – CHE: M.Mount (B.Chilwell); M.Cucurella (M.Mudryk)
Borussia Dortmund (4-1-4-1): Gregor Kobel; Marius Wolf, Niklas Sule, Nico Schlotterbeck, Raphael Guerreiro; Emre Can; Julian Brandt, Jude Bellingham, Salih Ozcan, Karim Adeyemi; Sebastien Haller.
Chelsea (4-2-3-1): Kepa Arrizabalaga; Reece James, Thiago Silva, Kalidou Koulibaly, Ben Chilwell; Ruben Loftus-Cheek, Enzo Fernandez; Hakim Ziyech, Joao Felix, Mykhailo Mudryk; Kai Havertz.