O Borussia Dortmund recebeu o RB Leipzig nesta sexta-feira (03), na abertura da 23ª rodada da Bundesliga. Em bom momento, a equipe do técnico Edin Terzic foi a campo com a expectativa de assumir a liderança da competição nacional. Com gols marcados por Marco Reus e Emre Can, o Dortmund venceu o RB Leipzig por 2 a 1; Forsberg descontou.
Apesar de atuar em casa, o Dortmund sofreu com uma certa pressão do RB Leipzig no começo da partida. A principal chance dos visitantes veio aos seis minutos, quando Nkunku recebeu lançamento de Szoboszlai, entrou na área pela direita e chutou para fora. Aos oito, o Dortmund respondeu quando Haller tocou para Brandt finalizar, mas a defesa afastou o perigo.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebookdort
O Borussia Dortmund chegou a balançar as redes aos 14 minutos, quando Brandt recebeu na frente, dominou e bateu, mas, após análise do VAR, a arbitragem anulou o gol. Aos 21, finalmente o placar foi aberto. Lançado no ataque, Reus sofreu pênalti. O próprio meia do Borussia Dortmund bateu de perna direita no canto e abriu o marcador: Borussia Dortmund 1 a 0.
O segundo gol da equipe da casa veio aos 38 minutos. Após falta cobrada por Brandt pela direita, a defesa do RB Leipzig afastou o perigo para a entrada da grande área. Emre Can pegou de primeira com a perna direita e mandou no canto, o goleiro Blaswich ainda tocou na bola, mas não evitou: 2 a 0 e assim terminou o primeiro tempo.
No segundo tempo, o RB Leipzig já chegou ameaçando e quase descontou. Aos dois minutos, Henrichs tocou para André Silva dentro da área. O português dominou e chutou pra fora. O jogo começou a ficar mais acirrado e o Leipzig fez a sua primeira mexida com a entrada de Raum no lugar de Halstenberg.
No entanto, quem quase marcou foi o Borussia Dortmund. Aos 21 minutos, Ryerson cruzou na área pelo lado direito e a defesa do RB Leipzgi rebateu para o lado. Marco Reus pegou o rebote e chutou de primeira, mas o goleiro Blaswich espalmou para escanteio. Aos 28, o RB Leipzig descontou. Em jogada pelo lado esquerdo, Raum recebeu o lançamento e bateu cruzado para a área, Forsberg se atirou de carrinho na bola e marcou: Dortmund 2 a 1.
Edin Terzic fez então as primeiras mudanças na equipe: Dahoud e Hummels entraram nos lugares de Ozcan e Brandt, respectivamente. O empate do RB Leipzig quase veio aos 45, quando Raum cruzou pela esquerda na área e Poulsen cabeceou por cima do gol. O jogo ainda teve cinco minutos de acréscimos, o RB Leipzig pressionou, mas não conseguiu empatar.
Com a vitória, o Borussia Dortmund chegou agora aos 49 pontos e assumiu a liderança da Bundesliga, pelo menos de maneira momentânea. O Bayern de Munique ainda joga na rodada e enfrenta o Stuttgart, fora de casa. Em caso de vitória, a equipe retoma a primeira posição. O RB Leipzig está em quarto, com 42 pontos.
O Borussia Dortmund volta a campo na próxima terça-feira (07), quando visita o Chelsea, às 17hs (de Brasília), pelo jogo de volta da fase de oitavas de final da Liga dos Campeões. Pela Bundesliga, o próximo compromisso será no dia 11 de março, fora de casa, contra o Schalke 04. O RB Leipzig, por sua vez, joga no mesmo dia e recebe o Borussia Monchengladbach.