Oito dias depois do primeiro Clássico dos Milhões da temporada, Flamengo e Vasco voltam a se enfrentar nesta segunda-feira, às 21h10, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Carioca. Se há uma semana os momentos dos times já eram distintos, ficaram ainda mais diferentes nos últimos dias. Enquanto o Cruz-Maltino ganhou confiança com a vitória no clássico, o resultado aumentou ainda mais a crise no Rubro-Negro neste começo de ano.
+ Flamengo x Vasco: prováveis escalações, desfalques, onde assistir, palpites e odds
O Flamengo encara o Vasco em seu pior momento na temporada. Além de perder os títulos da Supercopa do Brasil, do Mundial de Clubes, da Recopa Sul-Americana e da Taça Guanabara, o Rubro-Negro foi derrotado em dois clássicos em três dias e viu a pressão sobre o técnico Vítor Pereira aumentar ainda mais. O português, inclusive, foi chamado de “burro” pelos flamenguistas após as substituições feitas no segundo tempo do Fla-Flu, na última quarta.
O revés para o Cruzmaltino tirou tanto a invencibilidade do Flamengo no Carioca, como no confronto. A última derrota do time da Gávea para o de São Januário havia sido em abril de 2021, quando o Vasco venceu por 3 a 1. Já a derrota de virada para o Fluminense, na última rodada, deixou o Rubro-Negro sem o troféu da Taça Guanabara e sem a vantagem do empate nas semifinais.
As derrotas contra Vasco e Fluminense parecem ter sido a gota d’água para a torcida rubro-negra, que realizou protestos durante a semana no Ninho do Urubu e na Gávea. Marcos Braz, vice-presidente de futebol, Rodolfo Landim, presidente do clube, e o técnico Vítor Pereira foram os principais alvos dos flamenguistas. Os torcedores levaram pipocas, picharam o muro do CT e entoaram cantos contra a atual gestão.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Para tentar reverter o cenário e dar a volta por cima na temporada, Vítor Pereira provavelmente testará novas peças no time titular. Em relação ao time que começou o Fla-Flu serão cinco mudanças. Fabrício Bruno, Vidal, Thiago Maia, Ayrton Lucas e Pedro devem entrar nas vagas de Léo Pereira, Igor Jesus, Gerson, Everton Cebolinha e Matheus França, respectivamente. No gol, Matheus Cunha e Santos brigam pela posição.
Caso se confirme a escalação, o esquema com três zagueiros se repetirá e ainda contará com dois laterais de ofício. Com isso, o provável Flamengo tem: Matheus Cunha (Santos), Fabrício Bruno, Rodrigo Caio e Pablo; Matheuzinho, Thiago Maia, Vidal e Ayrton Lucas; Arrascaeta, Gabigol e Pedro.
Reformulação faz efeito no Vasco
O Vasco, por outro lado, segue em evolução neste começo de temporada. Prova disso foi justamente a vitória sobre o Flamengo, pela Taça Guanabara. Aliás, o Cruz-Maltino teve bom desempenho nos três clássicos deste começo de ano. Mesmo na derrota para o Botafogo, o time de Maurício Barbieri teve bons momentos na partida.
Depois da vitória sobre o Flamengo, o Vasco, mesmo jogando abaixo do que tem apresentado, ainda venceu o Bangu – o que fez com que o Cruz-Maltino ultrapassasse o Rubro-Negro na classificação da Taça Guanabara e chegasse com a vantagem do empate na semifinal da competição.
Com 13 reforços contratados nesta janela de transferências, o Vasco passa por uma grande reformulação depois do último ano na Série B e do aporte financeiro da 777 Partners, dona da SAF do clube. Assim, as expectativas para 2023 são melhores do que nos últimos anos. E este começo de temporada tem sido animador. Contra o Flamengo, o clube vai ter mais um importante teste para avaliar o trabalho até aqui.