Z - Futebol Agência ENM

Supercoppa Italiana muda de formato e terá quatro participantes a partir de 2024

Troféu da Supercoppa Italiana
Divulgação/Internazionale

Na toada do que ocorre na Espanha e no que já foi debatido em outros países do Velho Continente, a Itália confirmou que a Supercoppa Italiana será reformulada a partir da próxima edição, a ser disputada em 2024. Segundo a Lega Serie A, liga de clubes que organiza a Serie A, a Coppa Italia, o Campeonato Primavera, a Coppa Italia Primavera e a Supercoppa Primavera (as três últimas competições das categorias de base), quatro times passarão a disputar o torneio a partir do próximo ano. Embora ainda não tenha um caráter definitivo, as decisões estão em um nível bem adiantado, próximo de sua confirmação.

A novidade veio após a realização da Assembleia da Lega Serie A, realizada nesta segunda-feira (13) em Milão/ITA, com a presença dos diretores da liga e dos 20 clubes participantes da primeira divisão do futebol italiano. Todos aceitaram a proposta de ampliar para quatro a quantidade de clubes na competição, que terá quatro das próximas seis edições disputadas na Arábia Saudita. Com isso, o campeão e o vice-campeão do Campeonato Italiano e da Coppa Italia estarão aptos à Supercoppa. Caso exista um ou mais clubes que cumpra mais de um critério para classificação – como, por exemplo, ser campeão da Serie A e da Coppa, as posições subsequentes do Campeonato Italiano serão usadas até ter quatro representantes.

Internazionale venceu o Milan na última edição da Supercoppa Italiana
Divulgação/Internazionale

As edições a serem realizadas nos anos de 2024, 2025, 2028 e 2029 serão na Arábia Saudita, enquanto outros lugares serão avaliados para receber o torneio em 2026 e 2027. A Supercoppa Italiana terá os mesmos moldes da Supercopa da Espanha, que passou a ter tal formato de disputa desde o ano de 2020 e sua disputa também ocorre em solo saudita. De acordo com o presidente da Lega Serie A, Lorenzo Cassini, apesar da proposta ter sido aceita pelos clubes, o impacto no calendário e outros critérios burocráticos ainda serão analisados em nova assembleia para oficializar a proposta.

“Foi resolvido que, para o próximo ano, a final será disputada em um formato com quatro equipes. Houve informação sobre as manifestações de interesse que a Lega Serie A recebeu de investidores. A Assembleia teve o seu tempo para examinar a documentação e voltará a se reunir no dia 31 de março. Foi discutido o algoritmo referente à cota de audiência certificada na temporada 2022-23 e confirmou-se o mesmo critério adotado no ano passado. Uma comissão com algumas equipes foi constituída para verificar os procedimentos quando uma equipe recua na ideia. Em respeito às reformas organizacionais, foram apresentados documentos que incluem análises comparativas das ligas europeias e serão discutidos na próxima assembleia.”

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.

A Supercoppa Italiana foi realizada pela primeira vez em 1988 para colocar frente a frente o vencedor do Campeonato Italiano e o vencedor da Coppa Italia em jogo único, sem sede fixa. Em 35 edições, as cidades italianas de Milão, Nápoles, Gênova, Turim, Roma e Reggio Emilia, além de Washington/EUA, Trípoli/LIB, Nova Jérsei/EUA, Pequim/CHN, Xangai/CHN, Doha/QAT, Jidá/SAU e Riad/SAU já sediaram o torneio. A Juventus é a maior campeã, com nove títulos. Em seguida, Internazionale e Milan estão empatados com sete conquistas, a Lazio tem cinco, Roma e Napoli têm duas, Sampdoria, Parma e Fiorentina têm uma cada. Na última edição, realizada em Riad/SAU, a Internazionale venceu o Milan no Derby della Madonnina por 3 a 0, em jogo ocorrido no último dia 18 de janeiro.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo