O Atlético Mineiro passa por uma fase de oscilação e desconfiança na temporada. A vitória no último jogo pela Libertadores, pode aliviar o clima, mas a desconfiança ainda sonda a cidade do Galo.
A torcida vem criticando vários setores da equipe alvinegra, mas certamente a que mais recebe cobranças é a pontaria na hora de finalizar. Na vitória por 2 a 0 sobre o Alianza Lima na quarta-feira (3), o Atlético finalizou 31 vezes contra a meta adversária, sendo que 9 foram na direção do gol.
Além do número alto de finalizações para os padrões do futebol, o Galo criou 8 grandes chances e perdeu todas as oportunidades na partida. Os gols marcados pelo Igor Gomes no jogo da Libertadores não nasceram de grandes chances, o mérito é da finalização do jogador nos gols.
Quando o recorte é feito desde o fim do estadual (o Campeonato Mineiro acabou no dia 09 de abril), o Atlético é o time que mais finalizou no mundo.
De acordo com SofaScore, o Galo detém o recorde de 116 chutes em 7 jogos. Isso dá uma média de 16,5 finalizações por partida, sendo que apenas 9 das 116 terminaram em gol.
O SofaScore, que é um site de dados, possui em sua base 928 equipes. E dentre todas, o alvinegro também é o que mais teve chances de gol após o dia 09 de abril.
No total foram 24 grandes chances criadas, sendo que só conseguiu aproveitar 4 dessas oportunidades, dando um total de 17% de aproveitamento. Esse baixo aproveitamento credencia a equipe como a que mais perdeu chances no recorte de dados, são 20 no total.
Outro dado levantado é que o Atlético precisa de 12,8 finalizações para marcar 1 gol. Certamente se o time conseguisse aproveitar melhor as chances, as críticas e a desconfiança que o elenco recebe, seriam menores.
Nos dois últimos jogos pela Libertadores, o Atlético finalizou 55 vezes na direção da meta adversária, fez apenas 3 gols. Isso dá uma média de 1 gol a cada 18,3 finalizações.
Outro problema que a falta de pontaria traz ao elenco é a desconfiança aos atacantes, Paulinho não vive um bom momento e já recebe críticas da torcida. Além disso, traz de volta as polêmicas levantadas por Eduardo Coudet. O técnico alvinegro afirmou que não aprovou a saída de alguns atacantes do time e que também recebeu a promessa da diretoria sobre a contratação de um centroavante, que não se concretizou.
O Atlético volta a campo no próximo domingo (07), às 18:30, fora de casa, contra o Botafogo pelo campeonato Brasileiro. O atual Líder do campeonato, passa por uma fase boa e não per há 12 jogos. Certamente o Atlético terá jogo difícil e precisará calibrar o pé caso queira sair com a vitória.
Todos os dados foram retirados do site sofascore.com/pt/