A Federação Tunisiana de Futebol anunciou que os clubes que compõem a Ligue 1, primeira divisão do país, estão autorizados a retornarem os treinamentos individuais, dando início ao protocolo para a retomada da atividade normal do esporte. A medida vem junto a um “Guia Sanitário”, visando a segurança de saúde de todos os envolvidos nos clubes, tendo em vista a previsão de retornar a disputa do Campeonato Tunisiano em agosto.
Além dos clubes da Ligue 1, apenas quatro clubes da segunda divisão foram autorizados a retornarem os treinamentos individuais: Olympique Beja, Sidi Bouzid, Rejiche e o Gafsa, visto que são os únicos, até o momento, que oferecem estrutura de segurança aprovada pela Federação e pelas autoridades governamentais do país.
O protocolo de saúde inclui também o envio de relatórios ao governo tunisiano, com programação de treinos, locais para as atividades, informações de logística e a lista de pessoas envolvidas em todo o processo. Ainda não há previsão para a autorização das atividades coletivas nos clubes com todos os atletas, ficando a definição para o início de junho.
A Ligue 1 está paralisada desde o início de março e, atualmente, tem o Esperance Tunis como líder, com 44 pontos, 10 a mais que o Sfaxien, segundo colocado. A Federação anunciou para agosto, mas ainda sem data definida, a retomada do campeonato, que ainda tem 12 rodadas para serem disputadas. Pelo calendário previsto, o início da edição 2020/2021 seria em 24 de outubro.